22/03/2024
Após demissão de Mattos
Após a demissão de Alexandre Mattos, na quinta-feira, o supervisor de futebol Rodrigo Pelaipe pediu para sair do Vasco.
O dirigente entendeu que não havia mais condição de continuar no clube, já que ele foi contratado pelo agora ex-diretor de futebol. A decisão foi tomada em comum acordo com a SAF, que avaliava positivamente o trabalho de Pelaipe: "Profissional 10", pontuou uma pessoa do Vasco.
Antes do Vasco, Rodrigo também trabalhou com Mattos no Athletico-PR como surpevisor de futebol. Ele também foi diretor financeiro da Ferroviária, além de ter estagiado no Corinthians e no Grêmio.
Além de Mattos e Rodrigo, Jomar Ottoni também não vai continuar no Vasco. Contratado em janeiro deste ano, o coordenador de performance foi demitido pela SAF.
Três meses após a última reformulação, o Vasco novamente mudará o departamento de futebol. O clube ainda não definiu o nome de quem substituirá Mattos.
Por Bruno Murito e Emanuelle Ribeiro
18/03/2024
À TV Record, Robinho acusa Justiça da Itália de racismo
E explica áudios com risadas
Condenado a nove anos de prisão por violência sexual de grupo na Itália, Robinho acusou a Justiça do país europeu de racismo em seu processo. Na próxima quarta, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) vai julgar o pedido do governo italiano para que o ex-jogador cumpra a pena em território brasileiro. Ele afirmou que tem provas suficientes, que foram ignoradas, mesmo após julgamento em três instâncias na justiça italiana.
– Só joguei quatro anos na Itália e já cansei de ver histórias de racismo. Infelizmente, isso tem até hoje. Foi em 2013, estamos em 2024. Os mesmos que não fazem nada com esse tipo de ato (racismo) são os mesmos que me condenaram – disse Robinho, em entrevista à TV Record.
"Com certeza, se o meu julgamento fosse para um italiano branco, seria diferente. Sem dúvidas. Com a quantidade provas que eu tenho, não seria condenado", declarou o ex-jogador.
Robinho admite ter tido uma relação rápida com a vítima na noite do crime. O brasileiro, porém, afirma que foi consensual e reitera que os exames realizados na investigação não detectaram seu DNA – ele teria usado preservativo.
– Tivemos uma relação superficial e rápida. A gente trocou beijos, fora isso, fui embora para casa. Em nenhum momento ela empurrou, falou "para". Tinha outras pessoas no local. Quando vi que ela queria continuar com outros rapazes, eu fui embora para casa – disse o ex-jogador do Santos.
"Eu nunca neguei. Foi consensual. Nunca neguei. Poderia ter negado, porque não tem meu DNA lá. Mas não sou mentiroso", afirmou Robinho.
Os áudios do processo
Na entrevista à TV Record, Robinho constantemente afirmou que a vítima não estava embriagada na noite do crime e reiterou que os exames do processo confirmam o fato. No entanto, em áudios de gravações feitas pela investigação da polícia italiana, o brasileiro teria falado que "a mulher estava completamente bêbada".
Os áudios também indicaram que Robinho deu risadas quando soube que seria acusado de estupro. À TV Record, o jogador alegou que as conversas gravadas no processo foram feitas em um contexto de intensa pressão e admite que foi controverso.
– Os áudios foram um ano depois do ocorrido. Naquele contexto dos áudios, eu estava conversando com pessoas que não são confiáveis. Muita gente sempre se aproxima de jogador de futebol para arrancar dinheiro. Começaram com história de gravidez. Minha risada foi de indignação... de que não ia deixar me extorquir. Sei que não cometi crime. Não foi de deboche da vítima.
"O que é verdade foi o que relatei no processo. Áudios foram fora de contexto, com pessoas que estavam me perseguindo. Eu falo muitas coisas controversas, mas o contexto do áudio é exatamente isso", disse Robinho.
O julgamento no STJ
Na próxima quarta, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) vai julgar o pedido do governo italiano para que o ex-jogador cumpra a pena em território brasileiro. Robinho espera um veredito diferente. Caberá recurso da decisão.
– Espero que aqui no Brasil, eu possa ter voz que não tive lá fora. Você quer mostrar suas provas, e não entendi o porquê, provas tão relevantes para qualquer pessoa, para eles (Justiça da Itália) não foram. Todos aqueles que julgam, possam ver minhas provas. Eu não sou esse monstro. Não fui uma pessoa durante 10 anos e me tornei outro.
São três possibilidades para o caso no Julgamento do STJ:
Que o STJ concorde com o pedido italiano;
Que o pedido seja rejeitado;
Que o processo comece do zero no Brasil.
Robinho foi condenado em 2017 por atos ocorridos em 2013. Depois disso a sentença foi confirmada em outras instâncias – em janeiro de 2022, a mais alta corte da Itália encerrou qualquer possibilidade de recurso.
Desde então, a Itália pediu a extradição de Robinho para as autoridades brasileiras – o que não ocorreu, já que o Brasil não extradita seus cidadãos. As autoridades italianas, então, pedem que a pena seja cumprida no Brasil.
O parecer do Ministério Público Federal concorda com esse pedido. De acordo com o subprocurador da República Carlos Frederico dos Santos, "respeita tanto a Constituição Federal quanto o compromisso de repressão da criminalidade e de cooperação jurídica do país".
Robinho vive no litoral paulista desde que voltou ao Brasil. Na terça-feira, ele esteve no CT do Santos e chegou a participar de um churrasco com o elenco profissional.
Horas depois, o clube divulgou uma nota dizendo que o ex-jogador não foi convidado para o evento e que ele esteve no clube para levar um exame do filho, que atua na equipe sub-17.
Por Redação do ge
15/03/2024
Técnico de Portugal pediu ao Porto para convencer Galeno
A aceitar convocação
O técnico do Porto comentou a convocação da seleção portuguesa e revelou pedido de Roberto Martínez para convencer Galeno a representar o país europeu. Com o atacante tendo optado por aceitar a convocação de Dorival Júnior, para a seleção brasileira, Sergio Conceição revelou contato com o treinador de Portugal há seis meses.
— Fiquei muito feliz, pelo Galeno e pelo Wendell. Falei com o treinador de Portugal há uns meses, onde foi pedido por ele (Roberto Martínez) para sensibilizar o Galeno para escolher a seleção portuguesa. Contei a Galeno e dei a minha opinião sobre o que ele podia fazer. Jogando no campeonato português tinha mais chances de ser chamado à seleção portuguesa. Passaram várias convocações e nunca foi chamado... agora foi chamado pelo Brasil — revelou o técnico do Porto.
Galeno é maranhense de Barra da Corda e atuou muito pouco como profissional antes de deixar o Brasil. Ele joga no futebol português desde 2016 e tem também a cidadania do país europeu. O atacante fará parte da Seleção que vai enfrentar Inglaterra, em Wembley, e Espanha, no Santiago Bernabéu, nos dias 23 e 26 de março, respectivamente.
Na atual temporada, o atacante do Porto já balançou as redes 13 vezes, em 36 jogos. Além disso, a novidade do técnico Dorival Júnior em seu início de trabalho à frente da seleção brasileira é líder em participações em gols na atual Champions League.
Por Redação do ge
11/03/2024
Wesley, do Flamengo, é acusado de agressão e ameaça
A homem em quiosque na Barra
O empresário Kaio Mana registrou nesta segunda-feira boletim de ocorrência contra Wesley, lateral-direito do Flamengo. O homem afirma ter sido vítima de agressão do jogador em um quiosque na praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, na noite de domingo.
Em depoimento, Kaio relatou que uma discussão começou após Wesley o acusar de tirar uma foto sem autorização dele com um amigo no quiosque. O homem também estava acompanhado de um amigo, e ambos disseram que não haviam feito qualquer imagem do jogador.
Ainda segundo o depoimento da vítima, a discussão verbal acabou e cada um seguiu para sua mesa. Pouco tempo depois, Wesley se aproximou e deu um soco no rosto de Kaio, que comia um sanduíche na hora.
O empresário está com uma marca roxa próxima ao olho esquerdo e um corte na boca. Depois do depoimento na 16ª delegacia, ele foi ao Instituto Médico Legal para fazer exame de corpo de delito.
— O Kaio nos procurou de manhã cedo dizendo que foi agredido e ameaçado. Ele estava muito apreensivo, e eu falei que a melhor coisa a se fazer, até porque teve uma ameaça de morte, era vir à delegacia narrar os fatos. Estamos querendo que seja apurado. E queremos que o IML constate como ocorreu essa lesão que ele tem. Nosso objetivo é que se esclareça a verdade. Pedimos para dar procedimento, quem narrou tudo foi ele, ele pediu para que as câmeras de filmagem fossem apuradas, pedimos todos os tipos de provas - disse um dos advogados do empresário, Mauro Guimarães.
Em depoimento à polícia, Kaio alega que Wesley fez ameaça para tentar evitar que o empresário denunciasse o caso. Ele relatou que o lateral gritou diversas vezes “Você não joga na mídia” antes de deixar o local acompanhado do amigo
— Depois do soco eu fiquei um pouco preocupado. Ele me ameaçou. Falou que eu ia pagar caro se fosse jogar na mídia, me ameaçou de morte. Só que não tem como porque ele me agrediu, minha boca está doendo. Por medo eu não quis fazer o boletim de ocorrência ontem (domingo). Aí hoje liguei para os meus advogados, e eles me aconselharam a vir aqui (delegacia) para proteger a minha imagem e a minha vida - afirmou Kaio.
O delegado do caso não quis gravar entrevista, mas, em conversa com a reportagem, revelou que já solicitou o acesso às câmeras de segurança perto do local. Agora, Wesley será intimado a depor para dar a sua versão do fato. A investigação tem 30 dias para ser concluída.
Em contato com a assessoria de Wesley, o ge foi informado que o atleta, através dos seus representantes e advogados, está tomando as providências cabíveis. E, após isso, em um momento oportuno, irá se manifestar. O Flamengo, por sua vez, informou que o caso está entregue ao vice-presidente de futebol Marcos Braz.
Wesley, de 20 anos, estreou no time principal do Flamengo na última rodada do Brasileirão de 2021. O lateral-direito fez dois gols em 63 partidas pela equipe.
Por Klaus Barbosa e Letícia Marques
06/03/2024
O Governo do Distrito Federal avançou na regularização
De templos e entidades religiosas e socioassistenciais
O Governo do Distrito Federal (GDF) entregou 12 escrituras públicas de imóveis a representantes deste segmento no Palácio do Buriti. Com esse marco, o DF atinge a marca de 400 escrituras lavradas desde 2019.
A iniciativa, parte do programa Igreja Legal, visa reconhecer e respeitar o trabalho fundamental das religiões na sociedade. Além da entrega das escrituras, o evento também marcou o lançamento do 1º edital de Licitação Pública de Concessão de Direito Real de Uso de Imóveis – CDRU-S, destinado exclusivamente a entidades religiosas ou de assistência social.
O presidente do instituto despertar ( Ronaldo Alves) junto com diretor de comunicação( Maks Araújo) estiveram presente na cerimônia de lançamento do edital para compra de lotes, templos religiosos e instituições assistenciais.
04/03/2024
Organizadas de Atlético-MG e Cruzeiro são banidas pelo MPMG
Após morte de torcedor em briga
Organizadas de Atlético-MG (Galoucura) e Cruzeiro (Máfia Azul) foram banidas, temporariamente, pelo Ministério Público de Minas Gerais, em anúncio nesta segunda-feira. O banimento é válido por dois anos e ocorre após morte de um torcedor no último sábado. Elas estão proibidas de frequentar estádios no território nacional e seus respectivos entornos nos dias de jogos, respeitando um raio de cinco mil metros.
A torcida do Atlético, que retornou de punição de um ano, seguida de outra de três meses, em 2022 e 2023, está banida temporariamente até 4 de março de 2026. Já a do Cruzeiro, banida temporariamente até março de 2026, cumprirá o novo banimento entre 15 de março de 2026 e 15 de março de 2028.
Segundo o Ministério Público de Minas Gerais, o banimento temporário consistirá na proibição do uso, porte e exibição de qualquer vestimenta, faixa, bandeira, instrumento musical ou qualquer objeto que possa caracterizar a presença da torcida nos estádios ou seus respectivos entornos nos dias de jogos. Em caso de não cumprimento, a multa é de R$ 50 mil.
Segundo o MP, "em observância aos princípios do contraditório e ampla defesa, a medida educativa aplicada nesta segunda-feira tem caráter cautelar, sendo que após a observância do direito de defesa das entidades acima mencionadas, a ser exercido e apreciado em até trinta dias, a medida será novamente analisada, sendo convalidada ou revogada".
O acatamento à recomendação implica a necessidade de ratificação por parte da Federação Mineira de Futebol, devendo ser publicada no site da entidade e da Confederação Brasileira de Futebol, fazendo constar que se trata de Resolução das entidades organizadoras dos campeonatos de futebol que tenham a participação do Cruzeiro Esporte Clube e Clube Atlético Mineiro.
Recentemente, Atlético e Cruzeiro assinaram um acordo para que o clássico seja disputado com torcida única até o fim de 2025.
A briga no sábado
Um cruzeirense de 28 anos foi morto em uma briga, no último sábado, entre torcedores de Atlético e Cruzeiro, na Avenida Tereza Cristina, na Região do Barreiro, em Belo Horizonte. Outros três homens ficaram feridos.
As duas torcidas se encontraram por volta de 14h30 na via e entraram em confronto. Segundo informações iniciais da Polícia Militar (PM), três vítimas foram baleadas. Outra foi atingida com uma pancada na cabeça.
O motoboy Lucas Elias Vieira Silva chegou a ser encaminhado para o Hospital Santa Rita, mas não resistiu. Policiais militares dispersaram os torcedores. Dois suspeitos foram presos.
Os dois times jogaram em Belo Horizonte no mesmo horário neste sábado, pelo Campeonato Mineiro. O Cruzeiro enfrentou o Uberlândia no Mineirão, e o Atlético, o Ipatinga, na Arena MRV.
Por Redação do ge
Assinar:
Postagens (Atom)
Róger Guedes no Cruzeiro?
Atacante tem contrato até 2027 no Catar e ganha valores fora da realidade atual da folha do Cruzeiro O nome de Róger Guedes apareceu nos bas...
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2024/J/E/l4szuqQCiTaYsa23nRtA/whatsapp-image-2024-09-13-at-14.57.42.jpeg)
-
Ônibus conhecido como zebrinha voltará às ruas do DF em 2022. A medida foi aprovada pelo Conselho do Transporte Público Coletivo. A...
-
O centro vai cuidar de diferentes perfis, como o daquelas que tratam ou têm suspeita de câncer ginecológico ou sofrem situação de violência ...
-
C ompetição será disputada nos Estados Unidos entre 15 de junho e 13 de julho do ano que vem A Fifa apresentou nesta quinta-feira o troféu d...