30/08/2024

Presidente do Conselho acata pedido de impeachment no Corinthians

Veja próximos passos

O presidente do Conselho Deliberativo do Corinthians, Romeu Tuma Júnior, acatou pedido de impeachment contra o presidente Augusto Melo nesta sexta-feira.
Porém, em vez de instaurar um processo de destituição, Tuma anexou este pedido à apuração que já está em andamento na Comissão de Ética do clube para averiguar o contrato de patrocínio com a VaideBet.

Desta forma, as apurações e julgamento podem resultar na destituição do presidente Augusto Melo, mas o processo pode demorar mais.

Isso porque o impeachment tem um rito pré-determinado pelo estatuto do Corinthians e dura cerca de um mês. Segundo o artigo 107, Augusto Melo tem cinco dias para confirmar o recebimento da intimação da comissão.

A partir do recebimento, o processado teria 10 dias para apresentar a defesa e indicar as provas que pretende produzir.

Já o processo administrativo, que deve ser seguido pela Comissão de Ética, não tem tempo determinado.

Tuma quer celeridade, mas a Comissão de Ética do Corinthians entende que não pode se precipitar, sob o risco de punir inocentes ou absolver culpados.

Os membros da Comissão de Ética querem ter acesso às informações obtidas pela Polícia Civil no inquérito que investiga a intermediação do contrato com a VaideBet. O acesso aos autos será solicitado na segunda-feira.

Os cinco membros do órgão entendem que somente com as informações colhidas pela Comissão de Justiça do clube não se pode chegar a um veredito.
Caso a investigação policial demore, é possível que o processo de impeachment também se arraste.

Após a Comissão de Ética formular parecer, o caso vai a julgamento no Conselho Deliberativo do clube. Se houver maioria pelo impeachment, os sócios do clube serão convocados para decidir em assembleia se o presidente será ou não destituido.

Augusto Melo tomou posse no início deste ano e tem mandato até 31 de dezembro de 2026.

Confira o artigo 107 do estatuto do Corinthians:

Art. 107 - O processo de Destituição obedecerá à seguinte tramitação:

  • a) o Presidente do Conselho Deliberativo encaminhará o requerimento à Comissão de Ética e Disciplina, no prazo de 5 (cinco) dias de seu recebimento;
  • b) a Comissão de Ética dará, ao processado, ciência do processo de Destituição, no prazo de 5 (cinco) dias do seu recebimento;
  • c) o processado terá prazo de 10 (dez) dias, a partir do recebimento do expediente, para apresentação à Comissão de Ética e Disciplina da sua defesa e indicar as provas que pretende produzir;
  • d) esgotado o prazo para defesa, a Comissão de Ética emitirá parecer que, no decurso de 10 (dez) dias, entregará ao presidente do Conselho Deliberativo;
  • e) na sessão do Conselho Deliberativo, especialmente convocada para decidir sobre o encaminhamento do pedido de destituição, proceder-se-á, primeiramente, à deliberação dos motivos da convocação;
  • f) havendo aprovação, será dada a palavra ao Presidente da Comissão de Ética e Disciplina que disporá de 30 (trinta) minutos para sustentar o parecer da Comissão, sendo, em seguida, facultado o mesmo tempo ao processado, ou a seu representante legal, para sustentação oral;
  • g) após as manifestações, o plenário do CT, em escrutínio secreto, votará o pedido de Destituição do Presidente ou de seus Vice-Presidentes;
  • h) caso a Destituição seja aprovada pelo CD, deverá ser convocada em até 5 dias a Assembléia Geral de associados para, em última instância, votar a Destituição, ficando o processado afastado cautelarmente desde logo do exercício de suas funções até a proclamação do resultado final da Assembléia Geral;
  • i) a forma de convocação, quórum para instalação e deliberação serão os mesmos dispostos no Capítulo IV.
  • Parágrafo único: A Destituição do Presidente ou de seus Vice-Presidentes apenas terá eficácia definitiva após a proclamação do resultado final da Assembléia Geral.
Por Bruno Cassucci e José Edgar de Matos 




26/08/2024

Flamengo anuncia a contratação de Alex Sandro

Lateral-esquerdo de 33 anos assina contrato até dezembro de 2026 com o Rubro-Negro

Flamengo anunciou nesta segunda-feira a contratação do Alex Sandro. O lateral-esquerdo assinou com o clube até dezembro de 2026.

Alex Sandro estava livre no mercado depois de se despedir da Juventus em maio. O jogador, que passou nove anos no clube italiano, estava no grupo da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2022, sob o comando de Tite, atual técnico do Flamengo.

Paulista de Catanduva, o lateral de 33 anos foi revelado pelo Athletico-PR e ganhou projeção nacional no Santos, pelo qual foi campeão da Copa do Brasil e da Libertadores. Na Europa, teve ótima passagem pelo Porto antes de seguir para a Juventus.

Alex Sandro assinou seu contrato com o Flamengo nesta segunda-feira, depois de reunião com o vice de futebol Marcos Braz e o diretor Bruno Spindel, em Lisboa. Ele é o segundo reforço rubro-negro nesta janela, depois do atacante Michael.

O Flamengo também tem negociações avançadas com o meia argentino Alcaraz e o atacante equatoriano Plata. A janela fecha na próxima segunda-feira.

Na mira do técnico da Seleção

Enquanto ainda treinava o São Paulo, no ano passado, Dorival Júnior pediu à diretoria tricolor que tentasse Alex Sandro, de 33 anos, mas não obteve sucesso. O lateral acredita que uma sequência de jogos em alto nível no Flamengo seria uma ponte para voltar à Seleção.

O estilo que se espera de Alex Sandro no Flamengo é do lateral-esquerdo da Seleção, de estilo construtor, iniciando o jogo por dentro. Na última temporada na Juventus, ele atuou mais como terceiro zagueiro. Foram 18 partidas, nove delas como titular, e um gol. A boa capacidade de marcação permite maior proteção aos meias.

Titular em 80% dos jogos com Tite na Seleção

Alex Sandro começou a ser convocado por Tite em 2017, quando tinha 26 anos e já defendia a Juventus - ele é o brasileiro que mais vezes vestiu a camisa do clube italiano, com 327 partidas.

De 2017 até 2022, Alex disputou 34 partidas pelo Brasil e foi titular em 27 deles (80% do total). Na última Copa do Mundo, começou jogando em dois dos três jogos disputados. Marcou dois gols com a Amarelinha.

Por Redação do ge 

21/08/2024

Palmeiras x Botafogo:

Estêvão e Luiz Henrique estão na pré-lista de Dorival para eliminatórias

A semana reserva fortes emoções para Luiz Henrique e Estêvão. Dois dos principais talentos do futebol brasileiro na atualidade, eles entram em campo nesta quarta-feira para decidir a vaga nas quartas de final da Libertadores entre Botafogo e Palmeiras, mas também contam as horas para a próxima sexta. Ambos estão na pré-lista de Dorival Júnior para as rodadas das eliminatórias de setembro e aguardam pela primeira convocação para a Seleção principal.

A CBF enviou para os clubes no dia 16 um ofício informando quais atletas estavam pré-selecionados para as partidas contra o Equador, dia 6, em Curitiba, e o Paraguai, dia 10, em Assunção. Botafogo e Palmeiras receberam o documento, que alertava para a necessidade de confirmação da convocação até o dia 23 (sexta-feira). O presidente Ednaldo Rodrigues não confirmou durante o sorteio da Copa do Brasil a data do evento em que a lista será divulgada, mas o prazo para comunicar os clubes precisa ser cumprido.

No ofício, a CBF diz que "a apresentação dos atletas será confirmada até o dia 23 em um outro comunicado. Caso isso não aconteça, o jogador deve ser considerado como possível substituto e será chamado se necessário caso algum dos convocados não tenha condição de participar dos jogos". Por conta do início tardio das ligas europeias, de 30 a 40 nomes foram pré-convocados até que os 23 sejam definidos.

Além de Luiz Henrique e Estêvão, que tiveram os nomes revelado inicialmente pela ESPN, é sabido que quatro jogadores do Flamengo estão na pré-lista: Fabrício Bruno, Ayrton Lucas, Gerson e Pedro. O Fluminense tem dois nomes: André e Martinelli. Da Premier League, Brighton e Fulham foram comunicados da presença de João Pedro e Andreas Pereira, enquanto Carlo Ancelotti deixou escapar que Rodrygo, Vini e Éder Militão também estão entre os nomes do Real Madrid.

A apresentação dos convocados está marcada para o dia 2 de setembro, em Curitiba. O Brasil terá pela frente o Equador, dia 6, no Couto Pereira, e o Paraguai, dia 10, no Defensores del Chaco, em Assunção. Com sete pontos, a Seleção ocupa a sexta colocação nas eliminatórias, no limite da classificação para a Copa de 2026.

Por Cahê Mota e Sérgio Santana

12/08/2024

Proposta saudita para Vini Jr

Tem salário 13 vezes maior que no Real Madrid

Um salário 13 vezes maior do que o atual, cargo para o pós-carreira e liberdade para retornar ao futebol europeu antes mesmo de completar 30 anos. O Fundo Público de Investimentos (PIF) do governo da Arábia Saudita promete não medir esforços para ter Vini Jr. no Al-Ahli a partir da próxima temporada. E os argumentos na mesa são tentadores.

O atacante brasileiro e os responsáveis por sua carreira avaliam cuidadosamente aspectos favoráveis e contrários a uma saída do Real Madrid agora, aos 24 anos. Ao mesmo tempo, ganham tempo enquanto os sauditas não oficializam a oferta que já foi realizada verbalmente.

O clube espanhol faz jogo duro e garante que só libera pelo valor de multa de 1 bilhão de euros (R$ 6 bilhões). Do lado de Vinicius Junior, por sua vez, há um enorme ponto de interrogação sobre o que fazer do futuro. O ge lista detalhes da oferta que fazem com que o jogador reflita sem pressa na reposta.

O motivo principal, obviamente, é financeiro e pessoas próximas tratam a oferta de 1 bilhão de euros por cinco anos de contrato como "capaz de resolver a vida de gerações de familiares do jogador", que tem como meta ampliar também o impacto de seu instituto.

Nenhum contrato na história do esporte chegou a tal valor em sua totalidade. O salário anual de Vini Jr. seria semelhante ao de Cristiano Ronaldo no Al-Nassr, 200 milhões de euros. No entanto, o craque português assinou até 2026. O vínculo esportivo de maior valor no momento é do jogador japonês de baseball Shohei Otani. Seu contrato de 10 anos com o Angeles Dodgers prevê pagamento de 700 milhões de dólares.

Principais pontos da oferta:

  • € 1 bilhão (R$ 6 bilhões) por cinco anos de contrato como jogador, em salários e bônus
  • Liberdade para o atacante decidir seu destino em 2029
  • Papel como embaixador da Copa do Mundo de 2034 e da liga saudita
  • Possibilidade de exercer algum cargo local após a aposentadoria como jogado
De forma didática, a promessa dos árabes é 13 vezes maior do que o salário atual de Vini no Real Madrid. No ano passado, ele renovou o contrato com o clube até junho de 2027 com aumento progressivo ano a ano. A projeção é de 13 milhões de euros no ano de 2024 e 45 milhões de euros (R$ 271 milhões) no somatório das três temporadas restantes até o fim do vínculo com os espanhóis.

Como comparativo, o montante recebido no mesmo período será de 600 milhões de euros (R$ 3,6 bilhões) caso aceite a proposta para defender o Al-Ahli. O contrato previsto com o fundo saudita será até junho de 2029 como jogador, totalizando mais de 1 bilhão de euros (R$ 6 bilhões) entre salários, bônus e premiações. Mas não para por aí.

Em paralelo ao contrato de jogador por cinco anos, o Governo Saudita quer Vini Jr. como embaixador da Copa do Mundo de 2034. O posto não inviabilizaria uma saída dele da liga local a partir de 2029. Ou seja, um acordo para jogar por cinco anos, outro para ser a imagem do Mundial no país por 10 anos.

Desta maneira, ainda com 29 anos, Vinicius teria a liberdade para retornar ao futebol europeu ou seguir outros rumos na carreira, se assim desejar. A brecha é tida como relevante para que o brasileiro não fique refém de ter que atuar no Oriente Médio praticamente até o fim da carreira.

O país asiático projeta ainda participação efetiva do atacante no desenvolvimento do futebol local em longo prazo. A oferta deixa aberta a possibilidade de que Vini atue na função que achar conveniente após a aposentadoria – vale ressaltar que se trata de um jogador de somente 24 anos.

A reação inicial do Real Madrid é um empecilho natural, mas os árabes entendem que há margem para negociação e não colocam limite para o investimento. Se o clube exige o 1 bilhão de euros da multa, o Fundo Saudita usa como base os 222 milhões de euros da venda de Neymar do Barcelona para o PSG como a maior venda da história do futebol. E tem capacidade de aportar um valor consideravelmente maior, caso Vini aceite a proposta.

Pesa muito contra o acordo a Bola de Ouro. A maior premiação individual do futebol mundial é inegociável para Vini e seu staff. A equipe do jogador entende que é uma oportunidade rara ser eleito após ser o melhor jogador da Champions e nenhum de seus concorrentes ter destaque na Euro.

O ponto é que nunca nenhum jogador que estivesse atuando fora da Europa levantou o prêmio, que é organizado pela revista francesa France Football. Os finalistas serão divulgados no dia 4 de setembro, quando abre a votação para a cerimônia que acontecerá no dia 28 de outubro. O mercado na Arábia Saudita fecha no dia 6 de outubro.

As partes ainda não conversaram sobre a possibilidade de o acordo ficar para a próxima temporada. Os sauditas prometem não medir esforços para levar Vini desde já. Enquanto isso, o atacante segue à disposição de Carlo Ancelotti e disputará nesta quarta-feira, em Varsóvia, na Polônia, a Supercopa da Europa, diante da Atalanta.

Contratado ao Flamengo em 2018, Vinicius Junior soma 264 jogos, 84 gols e 59 assistências pelo Real Madrid. No período, conquistou todos os títulos possíveis: dois Mundiais de Clubes, duas Champions, três La Liga, uma Copa do Rei, três Supercopas da Espanha e uma Supercopa da Europa.

A negociação acontece há cerca de um mês, e o fundo saudita se cerca de cuidados para não gerar desconforto com as partes envolvidas, tanto com Vini, quanto com o Real Madrid. Todos, por sua vez, estão cientes do projeto ambicioso, e as conversas seguem.

Vini é o grande favorito para vencer a Bola de Ouro, que será entregue no dia 28 de outubro, em Paris. Os finalistas serão revelados no dia 4 de setembro, um mês antes do fechamento da janela na Arábia Saudita: dia 6 de outubro.

A Bola de Ouro, por sinal, é um dos pontos relevantes para Vini Jr. O brasileiro avalia o quanto uma saída da Europa poderia pesar nos votos, o que abre brecha para negociações mais intensas na reta final da janela ou para 2025.

Atualmente, o Al-Ahli conta com os brasileiros Roberto Firmino e Ibañez em seu elenco, além de nomes como o argelino Mahrez (ex-Manchester City) e o goleiro senegalês Mendy (ex-Chelsea). Com Neymar no Al-Hilal, Benzama no Al-Ittihad e Cristiano Ronaldo no Al-Nassr, Vini seria a estrela que faltava no Al Ahli para fechar o quarteto de clubes pertencentes ao Fundo de Investimentos do governo saudita.

Por Cahê Mota e Daniel Mundim 





08/08/2024

STJD denuncia Botafogo por bonecos enforcados de Leila e Ednaldo

E clube pode perder mandos de campo

A Procuradoria da Justiça Desportiva, do STJD, denunciou o Botafogo nesta quinta-feira por ação de torcedores que penduraram bonecos enforcados de Leila Pereira, presidente do Palmeiras, e Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, antes do jogo contra a equipe paulista no Estádio Nilton Santos.

O Alvinegro vai responder por "não prevenir e reprimir a conduta", considerada "desordem" pelo STJD. O clube será julgado no artigo 213 do CBJD (deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir), que prevê multa de R$ 100 a R$ 100 mil e perda do mando de campo de uma a dez partidas.

O fato ocorreu no lado de fora do estádio, perto de uma das passarelas da linha do trem. Fotos e vídeos dos bonecos viralizaram nas redes sociais horas antes de a bola rolar. Logo ao ficar sabendo, o Botafogo acionou a PM para retirar os objetos do local.

- Os vídeos e matérias jornalísticas colacionados aos autos não dão azo a dúvidas quanto aos lamentáveis fatos que ocorreram antes do início da partida entre Botafogo e Palmeiras, com único intuito de incitação à violência em face do Presidente da CBF e da mandatária do Palmeiras - relatou a Procuradoria.

Na ocasião, o Botafogo se manifestou nas redes sociais condenando o ato e afirmou que foi solicitado apoio policial para conter as ações.

- O Botafogo repudia veementemente as ameaças e atos criminosos manifestados contra a Presidente do Palmeiras, Leila Pereira, e o Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues. Tão logo tomou conhecimento, a Diretoria solicitou ao policiamento que agisse imediatamente - afirmou em nota nas redes sociais.

John Textor, dono da SAF Alvinegra, também comentou sobre o episódio no dia. Após a partida, o norte-americano condenou os atos.

— Isso não é Botafogo. Isso não nos ajuda a vencer, isso não ajuda o time, então eu me desculpo a Leila e ao Ednaldo por isso. Tudo é sobre amor, e essa é a mensagem.

Por decisão editorial, o ge não exibirá fotos ou vídeos dos bonecos, para não não dar visibilidade a esse tipo de agressão.

Por Redação do ge






Róger Guedes no Cruzeiro?

Atacante tem contrato até 2027 no Catar e ganha valores fora da realidade atual da folha do Cruzeiro O nome de Róger Guedes apareceu nos bas...