27/01/2025

Santos aguarda a chegada de Neymar ao Brasil

Na quarta-feira

O Santos espera pela chegada de Neymar ao Brasil na quarta-feira.

Já em acordo com o craque, a diretoria do Peixe aguarda pela rescisão de contrato dele com o Al-Hilal, da Arábia Saudita, para colocar o acerto no papel e poder anunciá-lo.

A expectativa é de que Neymar e Ah-Hilal cheguem a um acordo nas próximas horas, deixando o jogador livre para viajar ao Brasil e fechar com o Santos.

A informação inicialmente foi divulgada pelo Diário do Peixe.

Até o fim do contrato, em 30 de junho, Neymar US$ tem cerca de 65 milhões (R$ 384 milhões na cotação atual) a receber do clube saudita. O jogador vai abrir mão de parte do valor.

A ideia do Santos é ter o Neymar de fevereiro até junho, participando de Campeonato Paulista, Copa do Brasil e Brasileirão, com possibilidade de ficar até a disputa da Copa do Mundo, em junho de 2026. Tudo está sendo preparado nos bastidores.

O Peixe já se reuniu com patrocinadores e está com os acordos travados, para serem oficialmente "aumentados" assim que houver a assinatura de contrato do jogador. A ideia é que todos os parceiros acompanhem financeiramente o clube com a visibilidade que trará o astro.

O clube também se reuniu com a Umbro, parceira no fornecimento do material esportivo, para preparar um aumento significativo da produção de camisas já pensando na procura que o anúncio trará. Houve uma checagem do estoque para saber o que será necessário produzir.

Também há um trabalho nos bastidores no sentido de atrair novos parceiros comerciais com acordo pontual, visando os cinco primeiros meses do retorno do craque ao Brasil. O Santos entende que terá boas chances de manter Neymar se tiver sucesso nos 90 primeiros dias do retorno.

Por Ana Canhedo e Murilo Tauro


22/01/2025

Como geração de Endrick no Palmeiras abriu espaço para Ryan Francisco

No São Paulo

Destaque do São Paulo nas categorias de base, o atacante Ryan Francisco chegou ao clube graças a Endrick, revelado no rival Palmeiras. É que os dois jogaram juntos na base do Alviverde, mas o atacante do Real Madrid e da seleção brasileira tinha mais espaço entre os titulares do sub-11 e sub-13, fazendo com que a atual joia do Tricolor fosse dispensada.

Ryan ficou no Palmeiras de 2017 a 2019 e também atuou junto com o meia-atacante Luis Guilherme (atualmente no West Ham) e com o atacante Luighi (titular com Abel Ferreira na estreia do Paulistão).

Liberado do Verdão, passou dois anos no Ska Brasil, fundado e presidido pelo pentacampeão Edmilson, que também jogou no São Paulo, e chegou ao Tricolor em 2022. Não demorou muito para se destacar.

Pelo sub-17, em 2023, marcou 42 gols em 34 jogos. No Paulistão da categoria, superou o ex-companheiro Endrick, feito que chegou a ser citado pelo Diário AS, um dos principais veículos de comunicação da Espanha.

E nas voltas que o futebol dá, em 2024, o São Paulo chegou à final da Copa do Brasil sub-20 justamente contra o Palmeiras. O Tricolor venceu por 3 a 2, com dois gols de Ryan Francisco, artilheiro da temporada balançando as redes 38 vezes em 53 partidas.

– Estou muito feliz que o São Paulo abriu as portas para mim. Algumas coisas acontecem na carreira de um jogador, mas fico muito feliz por vestir a camisa do São Paulo. Vou sempre honrar ela ao máximo e fazer gol independente de quem for – disse Ryan ao ge em Araraquara (SP) após a classificação do São Paulo para a final da Copinha, com dois gols dele em duas cavadinhas cobrando pênaltis.

Por Geovanni Henrique





17/01/2025

Santos intensifica conversas para ter Neymar de volta

Por pelo menos seis meses

Cresceu a chance de Neymar voltar a vestir a camisa do Santos ainda em 2025. O clube intensificou os contatos com o estafe do atacante e negocia um possível empréstimo de seis meses com o Al-Hilal para que o ídolo readquira "em casa" a boa forma física. Um vídeo chegou a emocionar Neymar pai.

O clube preparou em pouco mais de 24 horas um vídeo, com a ajuda da Inteligência Artificial, narrado por Pelé com os motivos para que Neymar escolha voltar ao Santos. A produção deixou o estafe do atacante bastante sensibilizado e ciente de que, no Peixe, ele receberá o carinho que precisa ter.

O Santos trabalha em todas as frentes para que Neymar escolha retornar. Se o marketing tocou o "coração" do estafe do jogador, a presidência e sua assessoria têm articulado nos bastidores para que o acordo saia, seja por empréstimo, possibilidade maior neste momento, seja definitivo.

Nas arquibancadas, a torcida tem endossado o coro pelo retorno do astro. Na estreia da temporada, na vitória por 2 a 1 sobre o Mirassol, a organizada santista puxou o canto de "Volta para casa Neymar".

Vale lembrar que o jogador não será inscrito pelo time saudita na liga nacional e poderá, se ficar, disputar apenas a Liga dos Campeões da Ásia. O técnico do Al-Hilal, Jorge Jesus, disse em entrevista que Neymar não tem conseguido acompanhar o ritmo dos colegas nos treinamentos.

Por Ana Canhedo, Bruno Gutierrez e Pedro Rocha 


13/01/2025

Dudu responde crítica, xinga Leila Pereira e faz pedido à presidente do Palmeiras

"Me esquece"

Dudu usou as redes sociais na tarde desta segunda-feira para responder a presidente do Palmeiras, Leila Pereira, que fez críticas ao atacante dizendo que ele teria saído do clube pela "porta dos fundos" - em entrevista durante evento de anúncio do novo patrocinador máster do Verdão.

– O caminhão estava pesado e mandaram eu sair pelas portas do fundo!!! (sic) – escreveu o atacante, usando uma foto sua ao lado dos troféus conquistados pelo Palmeiras.

– Minha história foi gigante e sincera, diferente da sua senhora Leila Pereira (marcando o perfil da presidente). Me esquece. VTNC – concluiu.

As palavras do atacante foram em referência às declarações da presidente do Palmeiras, que descartou comparações entre a situação de Rony e de Dudu ao ser perguntada se os casos eram semelhantes.

– É uma situação completamente diferente. Nós fomos muito claros com o Rony, mas se ele preferir ficar no Palmeiras, ele é atleta do clube – disse Leila.

– O Rony sairia pela porta da frente. O Dudu saiu pela porta dos fundos.

– No meio do ano quando falei que o encerramento do ciclo dele estava encaminhado, eu estava certa. E esperou-se até o fim do ano para o atleta sair sem que o Palmeiras ganhasse absolutamente nada, gerando um prejuízo de milhões – completou.

Dudu está atualmente no Cruzeiro, desde que assinou a rescisão de contrato com o Palmeiras, em dezembro do ano passado. Esteve próximo, porém, de se transferir ao clube mineiro por quatro milhões de dólares ainda no meio ao ano.

No período, o Cruzeiro chegou a anunciar o acordo, e Leila Pereira deu a negociação como certa por parte do Palmeiras, mas Dudu - que até recebeu visita de membros da organizada do clube para demovê-lo da ideia - voltou atrás e terminou desistindo de ir.

O clima no clube, porém, nunca mais foi o mesmo. Lideranças externaram normalidade, mas pessoas próximas afirmam que ficou uma rusga depois do episódio. E o atacante viveu o restante da temporada sem voltar a ser uma real opção para o técnico Abel Ferreira.

De um lado, a diretoria do Palmeiras entendeu que ele criou um desgaste ao sinalizar o desejo de ir embora e recuar, enquanto de outro o jogador não sentia da cúpula do clube o carinho e respeito demonstrado pela torcida ao longo dos anos.

O imbróglio fez, inclusive, o clube desistir de um documentário que produzia para a TV Palmeiras, em que contaria a história de como o jogador que ajudou a reconstruir o Verdão e agora se reerguia com a ajuda do clube, na recuperação de lesão.

Entre a retomada de ritmo e um período fora das relações para aprimorar a parte física, Dudu fez 19 jogos em 2024, sendo quatro como titular. Não fez gol nem deu assistência no seu último ano pelo Verdão.

Por Redação do ge

09/01/2025

Copa do Brasil 2025

CBF muda regra, e jogadores poderão atuar por mais de um clube

Contratado no início de agosto pelo Atlético-MG, o atacante Deyverson, decisivo para levar o Galo à final da Libertadores, não pôde defender o Galo na final da Copa do Brasil do ano passado, contra o Flamengo. Isso porque já havia atuado pelo Cuiabá nas duas primeiras fases da competição. Situação que, para a edição de 2025, não irá mais acontecer.

Isso porque, além de determinar o fim da vantagem do empate aos times visitantes (melhores ranqueados) no jogo único da primeira fase, a CBF também autorizou que um jogador atue por mais de um clube na Copa do Brasil. Porém, há limites para isso.

A primeira restrição é que essa liberação só será aplicada aos jogadores que tenham atuado pelo primeiro time apenas nas duas primeiras fases da competição, como foi o caso de Deyverson no ano passado. O Cuiabá foi eliminado na terceira fase pelo Goiás, mas o atacante não entrou em campo.

A CBF, por sinal, fez questão de frisar que, por "atuar", se entende apenas o ato do jogador, de fato, ter entrado em campo, seja desde o início, ou entrando no decorrer do jogo. Assim, um atleta que tenha atuado nas duas primeiras fases, mas que ficou no banco de reservas na terceira sem ser acionado, segue livre para defender outro clube ao longo da competição.

Além disso, um jogador só poderá defender, no máximo, dois clubes na Copa do Brasil. Com as equipes ficando liberadas para inscrever, no máximo, três atletas que já tenham defendido outras equipes na competição.

Ao todo, 80 clubes irão participar da primeira fase da Copa do Brasil 2025. A divisão dos potes da competição segue o posicionamento dos clubes no Ranking Nacional de Clubes (RNC) da CBF.

Veja o que diz o regulamento:

Art. 7º – Um atleta poderá ser inscrito por outro Clube da COPA DO BRASIL, após o início da competição, se tiver atuado pelo Clube de origem antes do início da 3ª Fase da competição.

§ 1º - Entende-se por atuar o ato do atleta entrar em campo para a disputa da partida, desde o início ou no decorrer da mesma.

§ 2º – O atleta que tenha atuado por um Clube na COPA DO BRASIL somente poderá atuar por mais um Clube na COPA DO BRASIL.

§ 3º – Uma vez iniciada a COPA DO BRASIL, cada Clube poderá inscrever até 3 (três) atletas que tenham anteriormente atuado por outros Clubes antes do início da 3ª fase da Competição.

Por Redação do ge

06/01/2025

Brasil anuncia entrada da Indonésia como membro pleno do Brics

Bloco é presidido pelo Brasil em 2025 e entrada do país asiático no grupo ocorre em momento que o Brics busca ampliar influência e número de países.


O Brasil anunciou nesta segunda-feira (6) a entrada da Indonésia como um membro pleno do Brics. O bloco é presidido pelo Brasil em 2025.

A entrada do país asiático no grupo ocorre em momento que o Brics busca ampliar influência e número de países. O grupo foi originalmente formado por Brasil, Rússia, Índia e China. Em 2010, a África do Sul ingressou no bloco após ser convidada.

A entrada da Indonésia sob a presidência brasileira do Brics acontece em um momento de sucessivas tentativas de ampliação do bloco.

Em 2023, o grupo aprovou a entrada mais seis países, entre os quais Irã, Egito e Etiópia – a Argentina, que integrava essa lista, desistiu de participar quando Javier Milei assumiu a Casa Rosada no lugar de Alberto Fernández.

Além disso, no ano passado, o grupo passou também a discutir a criação da categoria de países parceiros, com status inferior ao dos membros efetivos, mas com possibilidade de participar de cúpulas e reuniões. Entre esses países, estão Cuba, Turquia, Tailândia, Nigéria e Argélia.

Especialistas em relações internacionais e em economia ouvidos pela GloboNews avaliam que a ampliação do Brics, com a entrada de novos países, e a discussão sobre a criação da categoria de parceiros, na prática, amplia a influência geopolítica da Rússia e da China.

Eles divergem, porém, sobre os efeitos econômicos das medidas.

Para o professor José Luís da Costa Oreiro, do Departamento de Economia da Universidade de Brasília (UnB), por exemplo, a busca pela ampliação do bloco é uma briga por hegemonia entre China e Rússia, de um lado, e Estados Unidos e Europa, de outro.

Por Pedro Henrique GomesFilipe Matoso, g1 e GloboNews


03/01/2025

Textor espera vender Luiz Henrique, do Botafogo

Para clube da Inglaterra por R$ 380 milhões

Decidido a sair do Botafogo, Luiz Henrique pode ter a Inglaterra como destino e render 60 milhões de euros aos cofres do Alvinegro - R$ 381 milhões na cotação atual. Isso é o que deseja John Textor, dono da SAF.

O jogador já havia informado ao clube o desejo de voltar à Europa - inicialmente ele irá para o Lyon, em acordo que já estava firmado desde que fechou com o Alvinegro. Com novas propostas chegando, o norte-americano agora prevê que o atacante eleito Rei da América dispute a Premier League, mas não informou os clubes interessados.

O Botafogo ainda tinha o desejo de contar com jogador até o Mundial de Clubes, no meio do ano, mas o camisa 7 está decidido a deixar o Brasil.

- O Textor tentou convencer o Luiz Henrique a ficar, apresentando prós e contras da saída dele, e é uma decisão tomada pelo jogador. O jogador tomou a decisão de ir embora, ele quer jogar na Europa, quer voltar para a Europa. E aí quando o jogador decide, não tem como. O Textor espera receber pelo Luiz Henrique 60 milhões de euros. É tão alto que é o valor que o Chelsea pagou pelo Estevão, e o destino do Luiz Henrique é a Inglaterra. Pelo menos é com essa informação que o Botafogo trabalha. O Luiz Henrique vai jogar na Inglaterra. Decisão tomada pelo atleta de não ficar ainda que o Botafogo tenha tentado convencê-lo a ficar pelo menos mais um tempo aqui- disse André Rizek no Seleção sportv desta sexta-feira.

Por André Rizek

Róger Guedes no Cruzeiro?

Atacante tem contrato até 2027 no Catar e ganha valores fora da realidade atual da folha do Cruzeiro O nome de Róger Guedes apareceu nos bas...