31/01/2024

Grupo de conselheiros do Flamengo

Entra com pedido de suspensão de Marcos Braz


Na noite desta quarta-feira, um grupo de conselheiros do Flamengo entrou com um pedido de suspensão de Marcos Braz no Conselho de Administração do clube. O documento alega que o vice-presidente de futebol rubro-negro cometeu infrações disciplinares no caso envolvendo a briga com o entregador Leandro Campos no ano passado, em um shopping da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

- Desde o início do episódio, Marcos Braz fez absoluta questão de envolver o clube em sua defesa, o que trouxe inequívocos abalos à imagem pública da instituição, que não apenas foi indevidamente enredada com um episódio de agressão covarde a um torcedor e trabalhador humilde, como também acabou afiançando a versão que se provou inverídica – cuja existência encerra um imenso desrespeito à sociedade em geral e à Nação Rubro-Negra em particular, dado que há amplo repúdio a esse comportamento matreiro - diz um trecho do documento.

A representação é assinada por cinco sócios proprietários: Walter de Oliveira Monteiro, Júlio Hofacker James, Rodrigo Gustavo Rötzsch, Rubem Ricardo de Azevedo e Thiago Graça Ramos. Eles alegam que Braz cometeu três infrações previstas no Estatuto do clube: praticar vias de fato (artigo 39), Praticar ato de grave indisciplina social (artigo 50) e praticar ato delituoso (artigo 51).

Após o grupo dar entrada no pedido, caberá ao presidente do Conselho de Administração, Luiz Eduardo Baptista, o Bap, designar uma comissão de inquérito para apurar os fatos em até 60 dias. Os conselheiros pedem que Marcos Braz seja julgado, "aplicando a penalidade de suspensão do quadro social". Se suspenso, o dirigente não poderá ocupar o cargo durante o prazo da suspensão.

Apoio interno


O Flamengo segue com a postura de não se manifestar oficialmente, mas Landim deixou claro o apoio a Braz ao almoçar junto com o responsável pelo futebol rubro-negro. Os dois, aliás, receberam das mãos do presidente da Câmara Municipal de Belém o título de cidadão honorífico da capital paraense. A condecoração aconteceu no início da tarde, antes do almoço.

Outros vice-presidentes que estiveram na companhia de Braz e Landim foram Rodrigo Dunshee de Abranches (geral e jurídico) e Gustavo Oliveira (comunicação e marketing). O CEO do Flamengo, Reinaldo Belotti, e Diogo Lemos, membro do Conselho de Futebol, também marcaram presença no almoço.

Embora o Ministério Público entenda que as imagens contraponham o depoimento de Marcos Braz, o dirigente teve uma tarde tranquila e deu sequência a negociações que o Flamengo vem tocando durante a atual janela de transferências.

No Rio de Janeiro, o advogado de Marcos Braz, Rafael Mattos, entrou com pedido na Justiça requerendo a divulgação dos áudios referentes à briga. Tal requisição se dá para que se tenha acesso à integralidade dos fatos e com o intuito de que as informações não fiquem fracionadas.

Por: Letícia Marques

29/01/2024

Após reclamação do Vasco

Carioca terá VAR em todos os jogos de grandes

Após reclamação formal e reunião do Vasco com a Ferj, o Campeonato Carioca terá VAR em todas as partidas de clubes grandes a partir da sexta rodada, quando for possível operacionalizar. Em reunião desta segunda-feira, também ficou determinado que o árbitro Tarcizo Pinheiro Caetano, da partida entre Vasco e Bangu, passará por reciclagem.

Em reunião entre o CEO do Vasco, Lúcio Barbosa e a Ferj, para apresentação dos questionamentos sobre a arbitragem da partida contra o Bangu, ficou determinado que o árbitro passará por um processo de reciclagem. O clube reclamou de decisões equivocadas

Em nota oficial (veja ao fim da matéria), divulgada na noite desta segunda-feira, a Ferj afirmou que o árbitro Tarcizo Pinheiro Caetano cometeu "falhas flagrantes" e disse que aguarda a avaliação da empresa Good Game!, contratada pela federação, para complementar a análise da atuação do árbitro.

O Vasco pediu para que o VAR esteja presente em todos os jogos do campeonato. A federação colocará a ferramenta em todos os jogos de grandes a partir da sexta rodada, quando for possível operacionalizar o árbitro de vídeo no estádio.

Antes, só havia VAR nos clássicos e a partir da semifinal do Carioca. Com a nova decisão, o VAR será usado em todas as partidas dos quatro grandes: Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco.

Veja a nota oficial da Ferj sobre a arbitragem

Sempre de portas abertas para os filiados e defensora da transparência, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, através do Departamento de Arbitragem (DEAF-RJ), reuniu-se com os representantes do Vasco para análise técnica da atuação do árbitro Tarcizo Caetano no jogo contra o Bangu: Lucio Barbosa (CEO), Nicolas Fraga (gerente jurídico) e Alexandre Mattos (Diretor executivo de Futebol).

Pelo DEAF-RJ, estiveram na reunião o diretor do departamento, Luiz Mairovitch, o coordenador técnico, Jorge Rabello, o gestor da divisão técnica, Cláudio José, e o gestor da divisão de escala, José Carlos Santiago. Presente ainda o vice-presidente Competições, Marcelo Vianna.

Algumas decisões foram adotadas:

O DEAF-RJ concluiu, em relatório, que o árbitro cometeu flagrantes falhas técnicas e passará pelo Processo de Formação Continuada;

Sem prescindir da tecnologia, a FERJ aguarda relatório da Good Game! para complementar a análise da atuação do árbitro; 

A partir da sexta rodada da Taça Guanabara, os jogos de clubes grandes x formadores terão auxílio, sempre que for possível operacionalizar, do Árbitro de Vídeo. Vale lembrar que, apesar do uso da ferramenta em clássicos, semifinais e finais aprovada, por unanimidade, em Conselho Arbitral, a FERJ entende ser necessário ampliar o uso do VAR.

Por: Bruno Murito

25/01/2024

Botafogo negocia para ter Luiz Henrique por empréstimo

Após acerto de valores entre Lyon e Betis


Alvo de Corinthians, Flamengo e Fluminense nesta janela, Luiz Henrique pode atuar no Botafogo pelo menos nos próximos seis meses. O Lyon, um dos clubes que pertencem a John Textor, negocia a contratação do atacante do Betis. Por questões burocráticas, a equipe francesa não pode inscrever o jogador na atual temporada europeia. Assim, ele seria repassado ao Glorioso por empréstimo.

Na França, clubes só podem inscrever quatro jogadores extracomunitários (atletas de países de fora da União Europeia e de nações que não foram colonizadas pela França). O Lyon já está no limite, mas John Textor vê em Luiz Henrique uma boa oportunidade de investimento.

Assim, o empresário pretende manter o atacante de 23 anos dentro do grupo e emprestá-lo ao Botafogo por pelo menos seis meses - o vínculo pode ser estendido até o fim de 2024, dependendo do desempenho do Alvinegro.

O Betis, que só aceita vender Luiz Henrique, chegou a um acordo com Textor sobre valores. Incluindo bônus e metas pré-estabelecidas, a transferência pode chegar a 20 milhões de euros (R$ 106,6 milhões, na cotação atual). A notícia foi publicada inicialmente pelo site espanhol "Relevo" e confirmada pelo ge.

Agora, as negociações são com o jogador. A intenção de Luiz Henrique é continuar na Europa. Textor pretende convencer o jogador a aceitar um retorno apenas temporário ao futebol brasileiro, com data certa para voltar ao Velho Continente.

Revelado pelo Fluminense, Luiz Henrique se transferiu para o Betis no meio de 2022. Começou bem na Europa, mas oscilou e perdeu espaço na atual temporada. Nas últimas duas partidas, porém, foi titular e jogou bem contra Granada e Barcelona.

Por Cahê Mota e Sergio Santana

23/01/2024

Fornecedora divulga nova camisa do Flamengo

Em ação com Pedro e jogador da NBA

A nova camisa do Flamengo foi revelada em ação promovida pela Adidas em conjunto com o clube. Pedro, artilheiro do time nas últimas duas temporadas, trocou uniforme com Donovan Mitchell, destaque do Cleveland Cavaliers, da NBA.

A previsão de lançamento do novo uniforme do Flamengo estava previsto para o próximo dia 26. A estreia da camisa acontecerá no sábado, no amistoso com o Orlando City, no Exploria Stadium.

Por: Redação do ge

18/01/2024

Atleta brasiliense está no plantel do Flamengo

Para a estreia do Campeonato Carioca


Luis Guilherme de Oliveira Aucélio é um jovem atleta nascido em Brasília e que hoje atua pelas categorias de base do Clube de Regatas do Flamengo. O volante foi selecionado para o plantel do time profissional, que disputará o Campeonato Carioca.
 
O jogador, nascido no dia 18 de maio de 2006, começou a jogar futebol cedo. Em 2011, aos 5/6 anos, Luis iniciou sua trajetória no Iate Clube, com os professores Eric, Jeferson, César e Suriel, que acompanharam toda a sua trajetória ainda pequeno. Aos 6 anos, Luis jogou seu primeiro campeonato interno no Iate Clube.

“Nunca foi soberbo, nunca menosprezou ninguém, sempre foi ético, correto, educado. Quando íamos para as competições, ele sempre era o destaque da equipe. Comandava as ações do início ao fim e tinha uma leitura de jogo formidável. Absurdamente maduro para uma criança

- Eric, professor do Iate Clube.

“A gente pode destacar no Luis, a simplicidade para fazer as coisas dentro de campo desde cedo. Coisas que para outros meninos eram difíceis, ele fazia parecer fácil. Nesse campeonato interno, ele fez diversos gols de escanteio (olímpicos) e para ele era algo simples.”Suriel, professor do Iate Clube.

Aos 8 anos, o ainda jovem jogador, já tinha espírito de atleta e segundo o professor Suriel, tinha um futuro incrível como jogador.

“Aos 8 anos, em um jogo contra o Iate Santos, eu falei para pai dele após o término do jogo que ele seria jogador. Ele era capitão, uma liderança natural, ele orientava, se posicionava muito bem e tinha um entendimento ótimo dos jogos, mesmo com tão pouca idade.”

Suriel, professor do Iate Clube.

Após o tempo de Iate Clube, Luis Aucélio foi para o Guaraense, quando um dos sócios do time, Cléber Lima, o levou para a equipe. No Guaraense, Luis foi treinado pelo presidente do projeto, Beto Morales e por Jonathan Chulapa, que hoje é treinador de base do Gama, com participação na Copinha 2024. No time do Guará, o jogador participou de torneios regionais e foi em um desses que o mesmo se destacou, chamando atenção de um dos olheiros do Flamengo.

Em 2022, ele fez testes no rubro-negro carioca para fazer parte do Sub-17 e foi aprovado. O volante vai para a sua terceira temporada vestindo a camisa do clube da Gávea e pela primeira vez foi relacionado para a equipe profissional.

Com o Flamengo ainda na Copinha, o técnico Tite optou por subir alguns destaques do Sub-17. O brasiliense viajou junto com a delegação do Flamengo para a estreia diante do Audax Rio, partida que será disputada nesta quarta-feira (17), às 21h30, na Arena Amazônia, em Manaus.

por: Higor Santos

16/01/2024

Arábia Saudita

Anuncia projeto de estádio futurista para Copa 2034

A  Arábia Saudita anunciou um projeto futurista para a Copa do Mundo de 2034. O estádio Príncipe Mohammed bin Salman ficará no topo de um penhasco de 200 metros de altura, nos arredores de Riad, capital do país. A proposta é ambiciosa: uma arena coberta por painéis de LED, que promete revolucionar a indústria do entretenimento.

O estádio terá capacidade para 45 mil lugares, mas será multiuso. O projeto prevê teto e campo retráteis, com centenas de telas em LED nas paredes para criar uma experiência imersiva aos fãs. Valores não foram divulgados, mas os sauditas planejam 1,8 milhão de visitantes por ano no estádio e outras 6 milhões de visitas indiretas com atividades disponibilizadas no local.

A empresa de arquitetura responsável pelo projeto do novo estádio saudita é a Populous, que trabalhou em estádios olímpicos na Austrália e na Rússia e projetou o novo estádio do Tottenham, que foi construído especificamente para jogos da NFL e também de futebol.

A arena ficará na cidade de Qiddiya, mais um local em construção e que faz parte do Saudi Vision 2030 (SV 2030), projeto da Arábia Saudita para diversificar sua economia. O nome do estádio levará o nome do príncipe herdeiro, primeiro-ministro e idealizador do SV 2030: o príncipe Mohammed bin Salman.

O estádio é uma peça central do projeto de Qiddiya, que visa criar um centro de entretenimento, jogos e esportes a 45 km do centro de Riad. A Qiddiya Investment Company (QIC), empresa criada pelo governo saudita para a construção da cidade, tem um orçamento de cerca de US$ 700 bilhões (R$ 3,4 trilhões). O projeto do estádio prevê a construção de um lago abaixo dele.

– O local futurista pretende reinventar o conceito tradicional de estádio. O lago utilizará a captação de água da chuva do estádio e arredores para pré-resfriar o sistema de ar-condicionado – diz a QIC, em comunicado.

Todo o dinheiro é proveniente do PIF (Fundo de Investimento Público), mesmo fundo sócio-majoritário do Newcastle, da Premier League, e dos quatro grandes clubes da Arábia Sautia: Al-Nassr, Al-Hilal, Al-Ittihad e Al-Ahli.

O QIC disse que o novo estádio pode ser nova casa do Al-Nassr e do Al-Hilal. A Arábia Saudita é a única candidata a sediar a Copa do Mundo em 2034, e a Fifa deve confirmar sua escolha no final deste ano. A candidatura prevê 14 estádios para a competição com 48 seleções, e o país reiterou sua intenção de sediar todas as partidas em seu território.

Por: Redação do ge 

12/01/2024

Coritiba poderá reintegrar Alef Manga a partir de 27 de janeiro

Entenda a situação

Coritiba já tem uma data que poderá reintegrar Alef Manga: dia 27 de janeiro. O clube ainda aguarda um ofício do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para se resguardar do caso, mas já prepara a volta do atacante aos treinamentos até o fim do mês.

Nesta semana, o STJD acatou o pedido da defesa de Alef Manga de reversão de pena do atacante. O jogador cumpre suspensão por envolvimento no esquema de apostas. Faltam 195 dias para o cumprimento total da pena, e a conversão passa a valer só a partir de 50% (180 dias). Portanto, são mais 15 dias de espera para ser reintegrado. O ge teve acesso ao documento.

Assim que for deferida no STJD a conversão da pena de Alef Manga, o que deve acontecer dia 25 de janeiro, os advogados também terão que entrar com um novo requerimento. Isso é necessário para oficializar a liberação do jogador.

ge antecipou em dezembro que os advogados de Alef Manga tentavam a conversão de 50% da pena. No despacho, o STJD acatou o pedido e determinou pena de R$ 60 mil e a doação de 60 cestas básicas, que serão destinados para instituições de caridade.

Alef Manga foi suspenso por 360 dias, em agosto de 2023, por ter recebido cartão amarelo no jogo contra o América Mineiro, em 2022. A pena começou a ser cumprida logo após o julgamento pelo pleno no dia 9 de agosto. Em novembro, houve a internacionalização da punição pela Fifa, já que o atacante continuou atuando pelo Pafos, do Chipre.

Desde que Manga teve seu nome citado pela primeira vez dentro da operação penalidade máxima, o Coritiba através do CEO, Carlos Amodeo, tem atuado de forma intensa na questão.

Quando Alef Manga volta a jogar?

Mesmo com a reintegração no fim de janeiro, o Coritiba ainda terá que esperar um pouco mais para ver novamente Alef Manga em campo. Além da parte física, mesmo treinando de forma particular, o atacante ainda tem jogos a cumprir de suspensão no Paranaense pela briga no clássico Atletiba de 2023.

Alef Manga foi punido com oito jogos de suspensão, mas ainda em 2023 cumpriu uma partida. Portanto, ainda são mais sete para cumprir. A pena no estadual passa a valer somente após o STJD decretar a conversão, o que vai ocorrer no fim de janeiro.

Nos bastidores, o Coritiba já trabalha com possibilidade de conversão da pena após o cumprimento de quatro jogos. A ideia do clube é ter Alef Manga à disposição do técnico Guto Ferreira para o clássico contra o rival Athletico, no dia 18 de fevereiro, no Couto Pereira, pela décima rodada do Paranaense. 

O contrato do jogador com o Verdão vai até o fim de 2024, mas as partes já têm acordo alinhado para renovação. O Coxa foi um dos poucos que suspendeu o contrato do jogador — ao invés de rescindir. Internamente o clube preferiu esperar todas as esferas e atuou junto com os advogados do atleta para a conversão. Manga é considerado um ativo, que admite que o atleta errou, mas que merece uma segunda chance.

Por: Daniel Piva, Guto Marchiori, Nadja Mauad, Rafael Zarko e Rodrigo Saviani 

08/01/2024

Filipe Luís

Recusa convite para ser coordenador da seleção brasileira


Filipe Luís, que recentemente encerrou a carreira de jogador, recusou o convite da CBF para ser o coordenador de seleções.

Ele era o preferido do presidente da confederação, Ednaldo Rodrigues, que nesta semana anunciou a contratação de Dorival Júnior como técnico da seleção.

Filipe Luís afirmou a interlocutores que "extremamente honrado" com o convite, mas deixou claro que pretende seguir a carreira de treinador – e que este momento é muito relevante "para a sequência desta etapa profissional".

O cargo de coordenador técnico da seleção brasileira está vago há mais de um ano, desde que Ednaldo Rodrigues demitiu Juninho Paulista, que fazia parte da comissão técnica de Tite.

O próprio Ednaldo resolveu acumular as funções e despachar diretamente com o técnico da seleção – foi assim com Ramon Menezes e com Fernando Diniz, os dois interinos que dirigiram a Seleção em 2023.

Agora, com Dorival Júnior anunciado como treinador, o presidente da CBF quer a volta de um coordenador técnico para a Seleção. Sem Filipe Luís, a entidade vai para um plano B.

Ednaldo Rodrigues voltou à presidência da CBF na última quinta-feira, após liminar do ministro Gilmar Mendes, do STF. No dia 7 de dezembro, o dirigente havia sido destituído por decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

Por: Cahê Mota, Martín Fernandez e Raphael Zarko

06/01/2024

Zagallo

 


O ex-jogador e técnico Mario Jorge Lobo Zagallo morreu nesta sexta-feira, aos 92 anos. A informação foi divulgada em seu perfil no Instagram. A causa da morte, no entanto, ainda não foi divulgada. Único brasileiro campeão mundial como técnico e como jogador, Zagallo estava aposentado desde 2006, após a Copa do Mundo da Alemanha, e conviveu com inúmeros problemas de saúde. A última internação havia sido em julho do ano passado por causa de uma infecção respiratória.

“Um pai devotado, avô amoroso, sogro carinhoso, amigo fiel, profissional vitorioso e um grande ser humano. Ídolo gigante. Um patriota que nos deixa um legado de grandes conquistas. Agradecemos a Deus pelo tempo que pudemos conviver com você e pedimos ao Pai que encontremos conforto nas boas lembranças e no grande exemplo que você nos deixa”, diz a nota publicada nas redes sociais.

Ele ficou internado por quase duas semanas, mas recebeu alta às vésperas do seu aniversário de 90 anos. Viúvo desde 2012 de Alcina de Castro, Zagallo deixa quatro filhos: Maria Emilia de Castro Zagallo, Paulo Jorge de Castro Zagallo, Mário César Zagallo, Maria Cristina de Castro Zagallo.

05/01/2024

Betis reafirma desejo de vender Luiz Henrique

E pede R$ 95 milhões ao Fluminense


A possibilidade de Luiz Henrique voltar ao futebol brasileiro esfriou. Isso porque, após reunião realizada nesta sexta-feira em Sevilla, na Espanha, o Real Betis indicou que não aceita emprestar o atacante. E mais, para vendê-lo, só avaliará propostas acima dos 18 milhões de euros (cerca de R$ 95,5 milhões).

Fluminense foi o único clube que enviou proposta oficial até o momento, enquanto Flamengo e Corinthians, que também demonstraram interesse, sondaram o clube espanhol e acompanham a situação de perto.

Fluminense ainda analisa o que fazer depois da resposta espanhola de apenas querer vender o jogador. Não há pressa para o próximo passo ser tomado. A percepção entre os envolvidos na negociação é que o Betis deseja vender e coloca um preço alto para justificar a possível ausência de um atacante ao técnico Manuel Pellegrini, que conta com o atleta.

A oferta do Fluminense foi de 1 milhão de euros (cerca de R$ 5,37 milhões) pelo empréstimo, com opção de compra. Caso o Betis se mantenha irredutível, dificilmente a negociação irá acontecer. Para se ter ideia, o Flamengo contratou Nicolas De La Cruz, do River Plate, por um valor menor — US$ 16 milhões (R$ 79 milhões).

Em 2022, Luiz Henrique foi vendido pelo Fluminense por um valor que poderia chegar a € 13 milhões de euros (R$ 71,5 milhões na cotação da época). São € 8 milhões de euros fixos (cerca de R$ 44 milhões) e € 5 milhões de euros (aproximadamente R$ 27,5 milhões) de possíveis bônus pelo clube espanhol previstos no contrato.

Canhoto e ponta que joga de pé trocado pela direita, Luiz Henrique despontou no Fluminense em 2020. Ele se profissionalizou em agosto da temporada em questão, aos 18 anos. Foram 120 jogos pelo Tricolor, 14 gols e mesmo número de assistências.

Chegou ao Betis em agosto de 2022 e em seu terceiro jogo já era um dos titulares do treinador chileno Manuel Pellegrini. Em seu primeira temporada, foi bastante aproveitado, com 43 partidas, 27 como titular. Na atual, porém, perdeu espaço e tornou-se negociável. São 60 jogos pelo Betis, quatro gols e nove assistências.

Por: Marcello Neves

Róger Guedes no Cruzeiro?

Atacante tem contrato até 2027 no Catar e ganha valores fora da realidade atual da folha do Cruzeiro O nome de Róger Guedes apareceu nos bas...