Entenda a situação
O Coritiba já tem uma data que poderá reintegrar Alef Manga: dia 27 de janeiro. O clube ainda aguarda um ofício do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para se resguardar do caso, mas já prepara a volta do atacante aos treinamentos até o fim do mês.
Nesta semana, o STJD acatou o pedido da defesa de Alef Manga de reversão de pena do atacante. O jogador cumpre suspensão por envolvimento no esquema de apostas. Faltam 195 dias para o cumprimento total da pena, e a conversão passa a valer só a partir de 50% (180 dias). Portanto, são mais 15 dias de espera para ser reintegrado. O ge teve acesso ao documento.
Assim que for deferida no STJD a conversão da pena de Alef Manga, o que deve acontecer dia 25 de janeiro, os advogados também terão que entrar com um novo requerimento. Isso é necessário para oficializar a liberação do jogador.
O ge antecipou em dezembro que os advogados de Alef Manga tentavam a conversão de 50% da pena. No despacho, o STJD acatou o pedido e determinou pena de R$ 60 mil e a doação de 60 cestas básicas, que serão destinados para instituições de caridade.
Alef Manga foi suspenso por 360 dias, em agosto de 2023, por ter recebido cartão amarelo no jogo contra o América Mineiro, em 2022. A pena começou a ser cumprida logo após o julgamento pelo pleno no dia 9 de agosto. Em novembro, houve a internacionalização da punição pela Fifa, já que o atacante continuou atuando pelo Pafos, do Chipre.
Desde que Manga teve seu nome citado pela primeira vez dentro da operação penalidade máxima, o Coritiba através do CEO, Carlos Amodeo, tem atuado de forma intensa na questão.
Quando Alef Manga volta a jogar?
Mesmo com a reintegração no fim de janeiro, o Coritiba ainda terá que esperar um pouco mais para ver novamente Alef Manga em campo. Além da parte física, mesmo treinando de forma particular, o atacante ainda tem jogos a cumprir de suspensão no Paranaense pela briga no clássico Atletiba de 2023.
Alef Manga foi punido com oito jogos de suspensão, mas ainda em 2023 cumpriu uma partida. Portanto, ainda são mais sete para cumprir. A pena no estadual passa a valer somente após o STJD decretar a conversão, o que vai ocorrer no fim de janeiro.
Nos bastidores, o Coritiba já trabalha com possibilidade de conversão da pena após o cumprimento de quatro jogos. A ideia do clube é ter Alef Manga à disposição do técnico Guto Ferreira para o clássico contra o rival Athletico, no dia 18 de fevereiro, no Couto Pereira, pela décima rodada do Paranaense.
O contrato do jogador com o Verdão vai até o fim de 2024, mas as partes já têm acordo alinhado para renovação. O Coxa foi um dos poucos que suspendeu o contrato do jogador — ao invés de rescindir. Internamente o clube preferiu esperar todas as esferas e atuou junto com os advogados do atleta para a conversão. Manga é considerado um ativo, que admite que o atleta errou, mas que merece uma segunda chance.
Por: Daniel Piva, Guto Marchiori, Nadja Mauad, Rafael Zarko e Rodrigo Saviani
Nenhum comentário:
Postar um comentário