31/05/2024

Emocionada, Marta chora ao projetar Copa no Brasil

E faz planos por 2027: "Sempre sonhei"

"Muita coisa pode acontecer e eu prefiro viver um dia de cada vez. Eu dei minha declaração com relação à seleção no começo desse ano, mas tem uma Copa do Mundo vindo aí, e se eu não tiver em campo eu vou estar aqui no Brasil, jogando com elas de qualquer maneira. Porque eu sempre sonhei em jogar uma Copa do Mundo aqui no Brasil"

A declaração, emocionada, é da maior artilheira em Copas do Mundo entre homens e mulheres, com 17 gols. Em entrevista coletiva no Recife, onde a seleção brasileira feminina faz um amistoso neste sábado contra a Jamaica, na Arena de Pernambuco, Marta deixou em aberto uma possibilidade de desistir da aposentadoria da seleção e estar em campo no Mundial que o Brasil vai sediar em 2027.

No Mundial sediado em casa, Marta estará com 41 anos, mesma idade que a companheira de seleção, Formiga, tinha na Copa de 2019, na França. Seria a sua sétima Copa do Mundo, uma vez que ela esteve em campo nas edições de 2003, 2007, 2011, 2015, 2019 e 2023.

Hoje, Marta se prepara para a sua sexta olimpíada, uma vez que deve ser nome certo na lista do técnico Arthur Elias para os Jogos de Paris, que começam em julho. Os dois amistosos contra a Jamaica, neste sábado, no Recife, e na terça-feira, em Salvador, são os últimos antes da lista final.

Diferente do tom adotado no mês de abril, quando cravou que esse seria seu último ano defendendo a seleção brasileira, Marta abriu a perspectiva de mudar de ideia após a Fifa escolher, no último dia 17, o Brasil como sede da próxima Copa do Mundo. Cenário que faz os olhos da maior jogadora de todos os tempos se encherem de lágrimas. 

"Estava mais do que na hora do futebol brasileiro feminino ter esse reconhecimento. Do futebol feminino da América do Sul ter esse reconhecimento. Essa Copa sem dúvida será um marco histórico, a gente estando em campo ou não. Quem sabe eu dou uma pisadinha no campo antes do jogo. É algo que eu quero viver intensamente", reforçou Marta.

- Quando saiu o anúncio eu não pensei em outra coisa que não fosse estar aqui no Brasil junto com as meninas, vivendo esse momento. Que já é histórico. A gente estava merecendo isso e que bom que recebemos esse reconhecimento por parte da Fifa, de todas as federações que nos deram a oportunidade de fazer esse grande evento. Porque o povo brasileiro é isso. Sabe receber, sabe demonstrar carinho e sabe se emocionar - disse, emocionada, uma das maiores representantes do povo brasileiro.

Por João de Andrade Neto

24/05/2024

Renato se emociona em retomada do Grêmio em meio à tragédia no RS:

"Cabeça está muito ruim"


Em São Paulo, o Grêmio se prepara para retomada do calendário em meio à tragédia causada pelas enchentes no Rio Grande do Sul. O time volta a jogar após quase um mês na próxima quarta-feira, como mandante em Curitiba. A preocupação com o lado psicológico é evidente, corroborado nas palavras do técnico Renato.

O treinador concedeu entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira no CT Joaquim Grava junto ao presidente Alberto Guerra. Renato destacou as dificuldades do retorno da equipe às competições longe de Porto Alegre, no cenário que vive a capital e o estado. E se emocionou.

– Está sendo muito difícil essa parte psicológica. Eles (jogadores) estão com a cabeça aqui, têm treinado, mas sempre na preocupação com o nosso povo, com a família deles. A maioria tirou a família de lá, então a saudade deles também é imensa – iniciou Renato.

– O Grêmio está e vai ser prejudicado, os clubes não têm culpa, eles tão jogando, tanto na parte física quanto na técnica, e o Grêmio está praticamente um mês sem jogar, a desigualdade é muito grande. Tenho conversado com o presidente, mas é entre ele e a CBF. A cabeça dos jogadores está muito ruim. Somente quem está lá sabe o sofrimento que o povo tem passado – disse Renato, praticamente às lágrimas.

Desde o fim do mês passado, o Rio Grande do Sul tem sofrido com as cheias por conta dos temporais. Para o Grêmio, e demais clubes gaúchos, resultou no adiamento dos jogos por parte da CBF por 20 dias, além da paralisação de duas rodadas inteiras do Brasileirão.

Há uma semana, o elenco gremista migrou para São Paulo para voltar às atividades, em período de treinamentos no CT Joaquim Grava, do Corinthians. Na sequência, o time vai para Curitiba mandar os primeiros compromissos na retomada, no estádio Couto Pereira.

– É difícil até de falar, eu estou bastante emotivo. Tenho família no RS, penso de manhã, de tarde e de noite no povo lá em geral. Tenho ajudado bastante, o grupo tem ajudado bastante. Mas é a cabeça, né, é difícil de falar. Quem está no meio do furacão que sabe o que está acontecendo. Muita gente acha fora do RS que depois a água baixa e tudo volta ao normal, não volta. Muita gente perdeu tudo, por isso que estamos aqui levantando a bandeira do nosso estado. Se não está sendo fácil para nós aqui, imagina para quem está lá. Nós temos um povo lutador, unido, vamos dar a volta por cima. O sofrimento é grande no momento, mas vamos vencer – afirmou Renato, visivelmente emocionado.

Presidente vê desequilíbrio técnico

Ao lado de Renato na coletiva, o presidente Alberto Guerra respondeu, principalmente, sobre os prejuízos do clube em estruturas e também esportivamente. A questão sobre o Campeonato Brasileiro não ter rebaixamento, por exemplo, foi levantada. A CBF tem marcado Conselho Técnico na próxima segunda-feira, quando o assunto pode ser discutido.

– Essa conversa de rebaixamento não surgiu do Grêmio, mas de outros clubes em conversas informais. O fato é que existe uma premissa do Brasileiro em pontos corridos que é o equilíbrio técnico. Isso já foi para o espaço, no momento em que alguns clubes não podem usar seus estádios. Eu diria, muito otimista, uns 90 dias, até agosto, pelo menos, que o Grêmio não jogará na Arena. Só ver as estatísticas e ver qual o percentual do campeão brasileiro, do vice em jogos fora de casa – ressaltou Guerra.

O Grêmio tem mais duas atividades previstas no CT Joaquim Grava, nas manhãs de sábado e domingo. Na sequência, a delegação viaja de São Paulo para Curitiba, onde encerra a preparação para o duelo com o The Strongest. O confronto pela Conmebol Libertadores acontece às 19h de quarta-feira, no Couto Pereira.

Por Redação do ge

22/05/2024

Flamengo encaminha venda de Fabrício Bruno para o West Ham

Veja valores


Flamengo tem encaminhada a saída de Fabrício Bruno para o West Ham, da Inglaterra. O jogador, de 28 anos, será negociado por cerca de 15 milhões de euros (R$ 83,6 milhões).

Ele está escalado para ser titular na zaga ao lado de Léo Ortiz, nesta quarta-feira, contra o Amazonas, pelo jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil - basta um empate para garantir a vaga nas oitavas de final depois da vitória rubro-negra por 1 a 0 no Maracanã.

Fabrício Bruno chegou ao Flamengo no começo de 2022, por R$ 15 milhões, depois de defender Cruzeiro, Chapecoense e Bragantino, e ficou no banco de reservas na maior parte da primeira temporada. No ano seguinte, assumiu a vaga de titular e não perdeu mais seu lugar no time.

Este ano, o Flamengo renovou o contrato de Fabrício Bruno em janeiro. Em março, ele foi convocado para os amistosos da seleção brasileira contra Inglaterra e Espanha, aproveitando brechas por cortes de outros jogadores. Acabou ganhando a vaga de titular, iniciou os dois jogos e ficou em campo os 90 minutos em ambos.

Fabrício Bruno ganhou notoriedade em campo por sua velocidade. Em uma entrevista, ele chegou a desafiar qualquer jogador do mundo em uma corrida no campo na disputa de uma bola. Pelo Flamengo, foram 113 jogos, cinco gols e três títulos: uma Libertadores, uma Copa do Brasil e um Campeonato Carioca.

No West Ham, Fabrício Bruno terá a companhia de dois brasileiros: Lucas Paquetá, ex-Flamengo, e Emerson, ex-Chelsea e Santos. Ambos ainda podem ser negociados pelo clube inglês antes do início da temporada, mas por enquanto seguem no elenco.

A janela europeia abre no dia 14 de junho. Com isso, caso a venda seja concluída nas próximas semanas, o zagueiro desfalcará o Flamengo no período da disputa da Copa América, quando o time provavelmente não terá à disposição os uruguaios Varela, Viña, Arrascaeta e De la Cruz, além do chileno Pulgar.

Por Letícia Marques e Thales Soares

20/05/2024

Paysandu é o time com mais jogadores expulsos

Nas Séries A, B e C

Com mais expulsões que gols e pontos na Série B, o Paysandu é o time que levou mais cartões vermelhos entre os que disputam as três primeiras divisões do Campeonato Brasileiro. Na última partida do Papão, diante do Amazonas, o meia Crystopher “foi para o chuveiro” mais cedo.

Nas seis partidas em que o time bicolor atuou na Segundo Divisão nesta temporada, apenas em duas não teve um jogador expulso. Ao todo, são cinco atletas bicolores expulsos na Série B: Bryan Borges (2º amarelo, Botafogo-SP), Quintana (Avaí), Edilson (Goiás), Val Soares (Goiás) e Crystopher (Amazonas).

Seguido do Paysandu, o Atlético-GO, que está na primeira divisão, teve quatro jogadores expulsos. Botafogo-SP, que está na Série B, fecha o “pódio” dos mais indisciplinados, com três expulsos.

Confira os times com mais expulsos nas Séries A, B e C:

5 vermelhos:
Paysandu - Série B: 5 vermelhos (4 diretos) em 6 jogos

4 vermelhos:
Atlético-GO - Série A: 4 vermelhos (3 diretos) em 5 jogos

3 vermelhos:
Botafogo-SP - Série A: 3 vermelhos (2 diretos) em 6 jogos

2 vermelhos:
Vitória - Série A: 2 vermelhos (diretos) em 5 jogos
Sport - Série B: 2 vermelhos (1 direto) em 6 jogos
Ceará - Série B: 2 vermelhos (1 direto) em 6 jogos
Ituano - Série B: 2 vermelhos (1 direto) em 6 jogos
São Bernardo - Série C: 2 vermelhos (1 direto) em 5 jogos
Remo - Série C: 2 vermelhos (1 direto) em 5 jogos
Atlético-MG - Série A: 2 vermelhos (2° amarelos) em 5 jogos
Athlético-PR - Série A: 2 vermelhos (2° amarelos) em 6 jogos
Juventude - Série A: 2 vermelhos (2° amarelos) em 4 jogos

Por Nicksson Melo e Luiz Gustavo

13/05/2024

Nível da água baixa e mostra como ficou o gramado do Beira-Rio

Veja fotos


Imagens aéreas feitas nesta segunda-feira mostram como ficou o gramado do Beira-Rio, atingido pela enchente histórica em Porto Alegre. O alagamento no entorno do estádio do Inter recuou, revelando danos ao campo, sem grama em alguns pontos e com aspecto amarelado. O CT do Inter, porém, segue completamente inundado.

O gramado do Beira-Rio ficou cerca de uma semana alagado. Nos próximos dias, o clube vai avaliar as condições do campo para ter um prognóstico mais preciso de como será a recuperação do gramado e quanto tempo vai levar para que o estádio volte a estar apto a receber jogos.


Porém, existe o temor de novos alagamentos no estádio colorado. O nível do Guaíba, que vinha caindo lentamente nos últimos dias, voltou a subir com as chuvas e atingiu 4,94 metros no Cais Mauá nesta segunda-feira. Pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul projetam que o nível pode chegar a 5,5 metros nos próximos dias, superando a cheia da semana passada.

Embora a água tenha baixado no Beira-Rio, o CT Parque Gigante segue completamente tomado pela água. O prédio do complexo e os campos de treinamento estão inundados. O Inter aguarda a água baixar para avaliar os prejuízos, mas já admite que muito pouco será aproveitado.


Por Redação do ge

06/05/2024

Atlético-MG aciona CNRD para cobrar dívidas

De Vasco, Fluminense e Ceará

Atlético-MG acionou Vasco, Fluminense e Ceará na CNRD - Câmara Nacional de Resolução de Disputas - por dívidas em negociações com seis jogadores.

Segundo balanço do clube, foram descritos valores que o Atlético tem a receber, incluindo as três equipes. No total, a quantia pode chegar a R$ 22,5 milhões. A informação foi divulgada pelo comunicador Fred Augusto e confirmada pelo ge.

Do Vasco, a cobrança é pelas negociações do volante Jair e do lateral Paulo Henrique. Segundo apuração do ge, a transação do volante, na época, envolveu R$ 13,2 milhões. Já a do lateral foi de R$ 3,9 milhões.

No Flu, a dívida é referente ao lateral Guga, ao zagueiro Vitor Mendes e o atacante Keno. A transação do lateral e do atacante custou R$ 13,6 milhões. Já o defensor foi por empréstimo. O valor não foi revelado.

A última cobrança envolve a venda de Guilherme Castilho ao Ceará. O Galo negociou o atleta por R$ 9,6 milhões, segundo informações do ge.

Por Redação do ge

03/05/2024

Novo goleiro do Cruzeiro aceitou proposta em 10 minutos

E explica postagens amorosas


O goleiro Gabriel Grando foi apresentado pelo Cruzeiro, nesta sexta-feira. Com 24 anos, chega para disputar vaga com Anderson. O jovem contou como se deu o acerto com a Raposa e explicou as postagens amorosas na época da adolescência e que viralizaram.

Grando chegou emprestado pelo Grêmio até o final da temporada. O Cruzeiro tem opção a compra do jogador. O jogador comentou como aceitou a proposta da Raposa.

- Estava num jantar com amigos. Meu empresário me liga 21h. O Cruzeiro me procurou, tem interesse. Quero saber se você quer ir. Falei com minha namorada. 21h10 (10 minutos depois). Vão bora. Estar vestindo a camisa do Cruzeiro é um privilégio. Falei para dar sequência à oportunidade, não dependia de mim, mas estou muito grato.

Grando também foi questionado sobre as postagens na época da adolescência, com menções a músicas e também amorosas. O goleiro disse que já tentou apagar o perfil, mas não encontrou a senha.

- É uma parte da minha vida que ficou para trás. Tinha 16 anos, era moleque, ficava no alojamento. Ficava eu mais quatro pessoas no quarto. Não tinha o que fazer. Treinava de manhã, ficava com o tempo livre. Ficava ouvindo muita música. Várias partes dos tweets eram de música. O perfil tá ainda ativo, porque eu perdi a senha. Já tentei recuperar de qualquer jeito, mas não consegui. A parte de ser modelo tá na cara, né. Pela beleza (risos)

Por Redação do ge




Róger Guedes no Cruzeiro?

Atacante tem contrato até 2027 no Catar e ganha valores fora da realidade atual da folha do Cruzeiro O nome de Róger Guedes apareceu nos bas...