28/01/2021

Amazonas: Falta de Oxigênio ameaça o interior do Estado

O secretário estadual de Saúde, Marcellus Campêlo, falou na data de hoje (28/01) em audiência na Câmarados Deputados. 

Nas últimas semanas, pacientes morreram por falta de oxigênio hospitalar.

Segundo o secretário: “há uma preocupação grande porque a logística de oxigênio para o interior é mais complicada”, informou o secretário.

O sistema de saúde de Manaus entrou em colapso nas últimas semanas com a disparada dos casos de Covid-19. As internações e os enterros bateram recorde, os hospitais ficaram sem oxigênio e pacientes estão sendo enviados para outros estados.

“Temos uma estimativa de que vamos precisar de mais oxigênio porque no interior do Amazonas está crescendo a pandemia, e o vírus está se espalhando de novo para o interior”, afirmou Campêlo.

Cerca de 580 pacientes estão na fila, aguardando leitos no estado, e outros 100, em situação mais grave, aguardam vagas em UTIs.

Atualmente a demanda diária por oxigênio no estado é de cerca de 80 mil metros cúbicos, é preciso que o volume seja ampliado para 120 mil metros cúbicos.

Por Maks Araújo

27/01/2021

Enem 2020 - gabarito oficial sai nesta quarta

Não há um horário definido. Resultados individuais só serão divulgados pelo Inep em 29 de março.

Sai nesta quarta (27), sem horário definido, o gabarito oficial da versão impressa do Enem 2020. A lista com as alternativas corretas para as quase 200 questões aplicadas nos dois domingos de prova será divulgada no site do Inep, organizador do exame. 

As notas finais das provas objetivas e da redação serão divulgadas pelo Inep dia 29 de março, inclusive para quem participará da reaplicação do Enem (em 23 e 24 de fevereiro). Os participantes poderão consultar a nota da redação (que varia de zero a 1 mil) e o desempenho em cada área de conhecimento: linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática.

Fique atento ao cronograma do Enem

  • Prova digital: 31 de janeiro e 7 de fevereiro
  • Reaplicação da prova: 23 e 24 de fevereiro
  • Resultados: 29 de março

Vacina Indiana - Clínicas privadas têm acordo para 5 milhões de doses

A ABCVAC - Associação Brasileira das Clínicas de Vacinas, e a importadora Precisa Medicamentos , concluíram as negociações para a compra de 5 milhões de doses da vacina Covaxin, da farmacêutica Bharat Biontech, da Índia, e já estão negociando com as clínicas privadas brasileiras a venda do imunizante.

A referida Vacina está na 3ª (terceira) etapa de testes na Índia. Farmacêutica espera que ela esteja disponível em abril. 

As clínicas têm somente até esta sexta-feira para fecharem seus pedidos com a importadora. O comunicado da ABCVAC sobre a disponibilizada da vacina da Índia foi enviado a suas associadas no dia 23 deste mês. As empresas interessadas precisam pagar 10% do valor do contrato como adiantamento para reservar seu lote, sendo que a quantia será devolvida. 

Quanto a eficácia os dados mostram que a vacina produz anticorpos contra o novo coronavírus sem causar efeitos colaterais graves. 

Por Maks Araújo



25/01/2021

Biden mantém proibida entrada de viajantes do Brasil, União Europeia e Reino Unido

Os Estados Unidos irão manter a proibição da entrada de viajantes vindos do Brasil, de países da União Europeia e do Reino Unido e passarão a incluir na lista pessoas que chegarem da África do Sul, informou nesta segunda-feira (25) a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki.

Viajantes com origem no Irã ou na China também continuarão sendo barrados.


A justificativa é a preocupação com as novas variantes do coronavírus, com maior potencial de contaminação. Justamente por isso a África do Sul - onde surgiu uma das variantes - foi acrescentada à lista de países de origem dos viajantes a serem barrados.

A proibição da entrada nos EUA de viajantes com origem no Brasil está em vigor desde 29 de maio de 2020.

A restrição não é aplicada a pessoas que residam nos Estados Unidos ou sejam casadas com um cidadão americano ou que tenham residência permanente no país. Filhos ou irmãos de americanos ou residentes permanentes também podem entrar, desde que tenham menos de 21 anos.

Testes negativos

A partir de terça-feira, todos os passageiros que quiserem entrar nos Estados Unidos deverão apresentar um resultado negativo para teste de coronavírus feito três dias antes da viagem, de acordo com determinação do CDC.

Também será aceita documentação que comprove que a pessoa se recuperou da Covid-19.

Por Maks Araújo

Felipão deixa Cruzeiro uma rodada antes do fim da Série B

Saída foi “em consenso”. 


O técnico Felipão deixou o comando do Cruzeiro uma rodada antes do término da Série B do Campeonato Brasileiro. Depois de garantir a permanência do clube na Segundona, o treinador e o clube decidiram pela saída “em consenso”, conforme diz a nota oficial.


"O Cruzeiro Esporte Clube e Luiz Felipe Scolari decidiram, em consenso, terminar a segunda passagem do treinador multicampeão pela Raposa. Colaborando com o Clube em seu momento mais desafiador na história, Scolari e sua comissão técnica cumpriram a importante missão de recupera o Cruzeiro no Campeonato Brasileiro da série B, tendo dirigido a equipe celeste em 21 partidas, somando nove vitórias, oito empates e quatro derrotas".

Somando as duas passagens pelo time mineiro, Luiz Felipe Scolari dirigiu o Cruzeiro em 96 partidas, obtendo 49 vitórias, 31 empates e 16 derrotas.

Por Maks Araújo

23/01/2021

Cuiabá Esporte Clube garante acesso à Série A

Cuiabá Esporte Clube é um time de futebol brasileiro sediado na cidade de Cuiabá-MT. Fundado em 12 de dezembro de 2001 pelo ex-jogador Luís Carlos Tóffoli, mais conhecido como Gaúcho. O Dourado é seu maior símbolo; Suas cores tradicionais são o amarelo e o verde.

O Cuiabá está na série A do Campeonato Brasileiro 2021!!

O Dourado garantiu o acesso à elite do futebol nacional após o CSA empatar em 1 a 1 com o Brasil-RS, na noite desta sexta-feira, no estádio Rei Pelé, em Maceió.

O feito conquistado pelo Cuiabá, clube fundado em 2001, é histórico e coloca fim no jejum que durava 35 anos, de Mato Grosso não ter um time na elite do futebol brasileiro - o último havia sido o Operário-VG em 1986.

O clube vem de uma crescente no cenário do futebol brasileiro, subindo de série em série. Um bom exemplo protagonismo no futebol brasileiro foi o clube ter conquistado um feito histórico na Copa do Brasil ao chegar as quartas de final da competição. 

Dentre suas principais conquistas, destacam-se o bicampeonato da Copa Verde, e seus nove títulos de campeão Mato-Grossense .

O Cuibá recebeu parabenizações  de clubes da série-A, como o Corinthians, Operário-VG e Luverdense. Confira... 

Corinthians: "Parabéns ao Cuiabá pelo acesso!! Não vemos a hora de reecontrar os nossos torcedores de MT numa partida da Série A! Bem-vindos". 

Operário-VG: último time mato grossense a disputar a série A. 

Luverdense: 



Por Maks Araújo

21/01/2021

Índia autoriza exportação da vacina de Oxford para o Brasil; 2 milhões de doses devem chegar nesta sexta

O governo indiano havia suspendido a exportação de doses até iniciar seu próprio programa doméstico de imunização, no fim de semana passado.

Voo chegará a Guarulhos nesta sexta-feira (22) com carga do imunizante que governo brasileiro tentou buscar na semana passada.

O governo da Índia autorizou as exportações comerciais das vacinas de Oxford produzidas no Instituto Serum e o Brasil deve receber 2 milhões de doses na tarde desta sexta-feira (22).


"A carga vinda da Índia será transportada em voo comercial da companhia Emirates ao aeroporto de Guarulhos e, após os trâmites alfandegários, seguirá em aeronave da Azul para o aeroporto internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro", detalhou o Ministério da Saúde em nota.


Até o momento, a Índia havia apenas enviado remessas de vacinas gratuitas a países vizinhos (leia mais abaixo). Agora, liberou as comerciais, e Brasil e Marrocos são os primeiros beneficiados.

O Brasil vinha enfrentando dificuldades para liberar a carga de 2 milhões de doses que comprou do Instituto Serum. Na quarta (20), o ministro das Relações Exteriores brasileiro, Ernesto Araújo, disse que não havia prazo para receber o carregamento, mas negou que problemas políticos e diplomáticos com a Índia tenham atrasado a entrega.

Por Maks Araújo

18/01/2021

VAGAS - Centros Interescolares de Línguas (CILs)

Os estudantes da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) interessados em estudar uma língua estrangeira podem se inscrever para concorrer a uma vaga nos Centros Interescolares de Línguas (CILs). As inscrições para o 1º semestre de 2021 poderão ser feitas de 12 de janeiro a 3 de fevereiro exclusivamente no site www.educacao.df.gov.br

Ao todo, a SEEDF possui 17 CILs. Os idiomas oferecidos serão inglês, francês, japonês e espanhol. Cada estudante poderá se inscrever em até quatro opções de CIL e de língua estrangeira, conforme a oferta disponibilizada.

Neste primeiro momento, poderão se cadastrar apenas alunos matriculados em escolas da SEEDF, que irão cursar, no ano letivo de 2021, séries a partir do 6º ano do ensino fundamental, do ensino médio e do segundo e terceiro segmentos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O estudante deve escolher o curso e a turma no turno contrário ao da matrícula na unidade escolar de origem.

Os resultados da 1ª e 2º chamadas serão divulgados em fevereiro de 2021. O sorteio é realizado eletronicamente e a consulta ao resultado é de inteira responsabilidade do candidato.

Inscrições para a Comunidade

As inscrições para as vagas remanescentes destinadas à comunidade em geral serão realizadas entre os dias 4 a 8 de março de 2021, no site da Secretaria de Educação.

O sorteio das vagas para esses candidatos também será feito eletronicamente.

Por Maks Araújo

13/01/2021

Morre Maguito Vilela, Ex-governador de Goiás, por complicações causadas pelo Covi-19


O ex-governador de Goiás e prefeito licenciado de Goiânia, Maguito Vilela (MDB), faleceu aos 71 anos, nesta quarta-feira (13).

O prefeito licenciado de Goiânia-GO estava internado desde 27 de outubro de 2020 e chegou a tomar posse na UTI. Infecção de fungos e bactérias no pulmão evoluiu após recuperação do Covid-19 no Hospital Albert Einstein em São Paulo.

O político estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, lutando contra uma infecção pulmonar, em decorrência da Covid-19, da qual já havia se recuperado.

A nota divulgada pela Secretaria de Comunicação da capital informou que “a família está providenciando o traslado do corpo de São Paulo para Goiás e ele deve ser sepultado em Jataí, sua terra natal”.

Em sua trajetória política, Maguito, passou por vários cargos públicos em Goiás: vereador, prefeito, governador e senador. Sendo ainda professor e advogado.

Por Maks Araújo

11/01/2021

FORD encerra a produção de veículos no Brasil

A Ford fechou fábricas na Europa, China e agora no Brasil, o que isso significa para nos brasileiros? Não é, certamente, uma notícia animadora. 

A Forde anunciou nesta segunda-feira (11) que encerrará a produção de veículos em suas fábricas no Brasil. No país desde 1919, a montadora mantinha fábricas em Camaçari (BA) e Taubaté (SP), para carros da Ford, e Horizonte (CE), para jipes da Troller.


A marca, que fechou 2020 com a 5ª que mais vendeu veículos no Brasil, com 7,14% do mercado. 

Em comunicado, a marca diz que a decisão foi tomada "à medida em que a pandemia de Covid-19 teve impacto direto na decisão, pois houve redução no número de vendas e perda extremamente significativas. 


A empresa passa por uma reestruturação global, e de acordo com a Ford, o fechamento das fábricas no Brasil é mais um passo desse processo. 

A Ford disse que aproximadamente 5 mil empregos serão afetados com a reestruturação no Brasil e Argentina - o país vizinho sofrerá ajustes pelo encerramento da produção no Brasil. Existem unidades da montadora que serão fechadas imediatamente.

A empresa garante, porém, que todos os clientes seguirão com assistência de manutenção e garantia vigentes.

A partir da decisão, a Ford diz que o país passará a ter modelos importados, principalmente das unidades de Argentina e Uruguai.


A marca manterá o Centro de Desenvolvimento de Produto, na Bahia, e o campo de provas e sua sede administrativa para a América do Sul, ambos no estado de São Paulo.

Por Maks Araújo

09/01/2021

ENEM 2020 - Defensoria Pública da União entra com pedido para adiar provas

A DPU pede adiamento das provas marcadas para janeiro de 2021. 

A ação diz que "não há maneira segura para a realização de um exame com quase seis milhões de estudantes neste momento".



A Defensoria Pública da União pediu à Justiça o adiamento das provas do Enem marcadas para 17 e 24 de janeiro (versão impressa). Originalmente, o exame seria feito em novembro, mas a data foi alterada devido à pandemia. O Enem 2020 tem 5,78 milhões de candidatos. A versão digital será realizada em 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Assinam a ação contra o Ministério da Educação (MEC) e o Inep, autarquia responsável pelo exame, também a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e as entidades Campanha Nacional pelo Direito à Educação e Educafro.

O documento da defensoria diz que "temos agora uma prova agendada exatamente no pico da segunda onda de infecções, sem que haja clareza sobre as providências adotadas para evitar-se a contaminação dos participantes da prova, estudantes e funcionários que a aplicarão".

Poucas horas depois, o Inep divulgou uma nota em que cita medidas como a exigência de máscaras e que o descumprimento leva o candidato à eliminação no exame. A retirada da máscara poderá ser feita, segundo o protocolo: para alimentação, ingestão de líquidos e troca do item.

O presidente do Inep, Alexandre Lopes, descartou um novo adiamento, e citou as medidas de segurança. Entre as medidas, estão:

1. Uso obrigatório de máscaras para candidatos e aplicadores;

2. Disponibilização de álcool em gel nos locais de prova e nas salas (a quantidade total só será conhecida após a aplicação do exame);

3. Recomendação de distanciamento social no deslocamento até as salas de provas;

4. Identificação de candidatos do lado de fora das salas, para evitar aglomeração – haverá marcações no piso para ter distanciamento, caso haja fila;

5. Contratação de um número maior de salas: na edição de 2019 foram 140 mil locais de aplicação; agora serão 200 mil

6. Salas de provas com cerca de 50% da capacidade máxima;

7. Candidatos idosos, gestantes e lactantes ficarão em salas com 25% da capacidade máxima;

8. Higienização das salas de aulas, antes e depois do exame

9. Além disso, o presidente do Inep aponta que as provas vão ser feitas aos domingos, quando há menor circulação de pessoas nas cidades. Lopes afirma que as medidas de prevenção contra o coronavírus serão as mesmas para todos os lugares.

Não haverá planejamento especial para os locais que estejam com aumento no número de casos, segundo o presidente do Inep.

Lembramos que o Brasil atingiu na sexta 200.334 mortes por Covid. A curva subiu em 10 estados.

Pedido de entidades científicas

Entidades científicas publicaram nesta sexta uma carta endereçada ao ministro da Educação, Milton Ribeiro, em que expressam preocupação pela realização do exame. O texto é assinado pelos presidentes da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) e Presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), além de outras 45 entidades da área.

A carta diz que as "propostas apresentadas pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), como medidas de segurança para evitar a infecção pela COVID-19, não são suficientes para garantir a segurança da população brasileira, num momento de visível agravamento da pandemia no país".

Afirma também que "os participantes do exame (mais de cinco milhões) são adolescentes e adultos jovens, segmento que tem a maior probabilidade de ter participado das aglomerações recentes, resultantes das festas de fim de ano".


Por Maks Araújo

06/01/2021

Governo zera imposto de importação de agulha e seringa para vacinação contra Covid

O Ministério da Economia anunciou nesta quarta-feira (6) a redução a zero do imposto de importação de agulhas e seringas para uso na vacinação contra a Covid-19. A medida torna mais barata a compra desses produtos do exterior.

De acordo com o ministério, a alíquota para importação desses produtos era de 16%. A redução a zero vale até junho.

Pela decisão, tomada pela Câmara de Comércio Exterior (Camex), seringas e agulhas passam a integrar a lista de produtos com redução tarifárias temporárias com o objetivo de facilitar o combater à pandemia da Covid-19 no no País.

Nesta segunda-feira (4), o Ministério da Saúde requisitou seringas e agulhas de estoques excedentes a empresas fabricantes para a futura vacinação contra a Covid-19.

Além disso, também na semana passada a Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia, atendendo a um pedido do Ministério da Saúde, restringiu a exportação de seringas e agulhas por empresas brasileiras. 

Por Maks Araújo



Escolas técnicas do DF estão com inscrições para 5,4 mil vagas gratuitas

Interessados podem se inscrever até 20 de janeiro pelo site da Secretaria de Educação. Há vagas para pessoas com deficiência. 


Seguem abertas as inscrições para os cursos técnicos de nível médio e de formação inicial e continuada (FIC) das escolas técnicas da Secretaria de Educação do Distrito Federal. As inscrições poderão ser feitas no site da Secretaria de Educação do DF. Os cadastros são gratuitos e deverão ser feitos exclusivamente pelo site até 20 de janeiro.

Para se inscrever, é necessário consultar o edital específico de cada uma da 12 unidades escolares. A seleção será realizada por sorteio eletrônico.

No total, há 5.436 vagas para o 1º semestre de 2021 em diversas áreas, como saúde, informática e administração. Há reserva de 20% das vagas para pessoas com deficiência ou transtorno do espectro autista, em todas as turmas.

Vagas e curso estão distribuídos entre diferentes escolas, inclusive de música. 

As ofertas buscam atender aos estudantes que cursam ou concluíram o ensino médio, assim como a qualquer cidadão que deseja se qualificar para inserção no mundo do trabalho.

Os cursos estão distribuídos nas escolas técnicas de Ceilândia (ETC), Planaltina (ETP), Brasília (ETB-Taguatinga) e também na mais nova Escola Técnica da Secretaria de Educação, a de Brazlândia (ET-Brazlândia). Além disso, há vagas disponíveis na Escola de Música de Brasília (EMB), no Centro de Educação de Jovens e Adultos Asa Sul (Cesas), no Centro de Educação Profissional Articulado do Guará (Cepag) e no Centro de Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional a Distância de Brasília (Cejaep).

Também há disponibilidade cursos técnicos integrados ao ensino médio ou à educação de jovens e adultos (EJA) no Centro de Ensino Médio Integrado do Gama (Cemi-Gama), no Centro de Ensino Médio Integrado do Cruzeiro (Cemi Cruzeiro), Centro Educacional Stella dos Cherubins e Centro Educacional nº 02 do Cruzeiro.

A previsão é de que o resultado do sorteio seja divulgado em 21 de janeiro, após as 18h, também no site da Secretaria de Educação do DF. 



02/01/2021

Retomada das aulas presenciais na rede pública do DF

É NOTÍCIA. 

Informação importante: Segundo Leandro Cruz, Secretário de Educação, prevê retomada das aulas presenciais na rede pública de ensino do DF, em 8 de março de 2021. 

Esta previsão é inicial e pode ser alterada de acordo com avanço da pandemia. No entanto, disse que pasta está 'pronta' para receber estudantes. 

O secretário disse no dia 17/12/2020, que "a princípio", a retomada das aulas presenciais na rede pública da capital está prevista para o dia 8 de março de 2021. As atividades estão suspensas há nove meses, por conta da pandemia do novo coronavírus.

O Secretário disse que acompanha a evolução do contágio pelo vírus no DF, e que a previsão pode ser alterada. Ele também afirmou que a pasta está "pronta" para receber os estudantes nessa data.


"Precisamos voltar para o ensino presencial em 2021. Porém, vamos observar com consciência e cuidado a curva da pandemia", afirmou.

Por Maks Araújo


Róger Guedes no Cruzeiro?

Atacante tem contrato até 2027 no Catar e ganha valores fora da realidade atual da folha do Cruzeiro O nome de Róger Guedes apareceu nos bas...