A Ford fechou fábricas na Europa, China e agora no Brasil, o que isso significa para nos brasileiros? Não é, certamente, uma notícia animadora.
A Forde anunciou nesta segunda-feira (11) que encerrará a produção de veículos em suas fábricas no Brasil. No país desde 1919, a montadora mantinha fábricas em Camaçari (BA) e Taubaté (SP), para carros da Ford, e Horizonte (CE), para jipes da Troller.
A marca, que fechou 2020 com a 5ª que mais vendeu veículos no Brasil, com 7,14% do mercado.
Em comunicado, a marca diz que a decisão foi tomada "à medida em que a pandemia de Covid-19 teve impacto direto na decisão, pois houve redução no número de vendas e perda extremamente significativas.
A empresa passa por uma reestruturação global, e de acordo com a Ford, o fechamento das fábricas no Brasil é mais um passo desse processo.
A Ford disse que aproximadamente 5 mil empregos serão afetados com a reestruturação no Brasil e Argentina - o país vizinho sofrerá ajustes pelo encerramento da produção no Brasil. Existem unidades da montadora que serão fechadas imediatamente.
A empresa garante, porém, que todos os clientes seguirão com assistência de manutenção e garantia vigentes.
A partir da decisão, a Ford diz que o país passará a ter modelos importados, principalmente das unidades de Argentina e Uruguai.
A marca manterá o Centro de Desenvolvimento de Produto, na Bahia, e o campo de provas e sua sede administrativa para a América do Sul, ambos no estado de São Paulo.
Por Maks Araújo
Nenhum comentário:
Postar um comentário